Logo O POVO+
Notícia falsa ainda não é crime. Por quê?
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Notícia falsa ainda não é crime. Por quê?

Sobre a nota "Guerra da Mentira", que abriu a coluna de ontem, advogado criminalista Leandro Vasques levanta pertinente questão: a divulgação de notícias falsas (fake news) ainda não é considerada, em si, um crime no Brasil.

Existem alguns dispositivos relacionados a legislações específicas, como o Direito Eleitoral que, a depender do contexto do conteúdo falso e dentro do calendário do certame, leva o emissor a punições.

Também vale constar que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou projeto de lei que cria multa a quem difundir fake news, aguardando regulamentação para ser posto em prática.

E ainda que, a depender do contexto, o difusor da mentira pode ser processado por calúnia, injúria ou até difamação, delitos previstos no Código Penal. Mas apesar das iniciativas pontuais e possibilidades interpretativas, a divulgação de "notícia falsa", isoladamente considerada, não é necessariamente criminosa.

Seria necessário, lembra o advogado, a criação de um tipo penal específico que somente a União, via Congresso Nacional, teria a competência de engendrar e fazer valer.

Fica, portanto, a sugestão aos nossos parlamentares das bancadas federais. Motivos para uma legislação neste sentido não faltam!

 

TCE a todo vapor

Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora
Foto: divulgação
Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora

Presidente Valdomiro Távora e equipe seguindo ritmo intenso de trabalho, à distância, no Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Corte realiza no dia 4 de junho a III Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG). Por meio digital, evento reunirá Governo, academia, sociedade civil e entes privados para discutir enfoques, estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público. A SAEG faz parte da agenda global da "GLocal Evaluation Week" - organizada pelo CLEAR (Banco Mundial) em parceria com instituições como o EDA (Suíça) e a Fundação Rockefeller (EUA). Instituto Plácido Castelo, do TCE, organiza a atividade. 

 

Ansiedade é tema de novo livro do Pondé

Luiz Felipe Pondé
Foto: divulgação
Luiz Felipe Pondé

Filósofo Luiz Felipe Pondé acaba de lançar "Você é ansioso? - Reflexões contra o medo". Publicado pela Editora Planeta, livro traz um ensaio do filósofo sobre a "era da ansiedade", percorrendo todos os elementos que confluem para a criação de uma sociedade cheia de temores e incertezas."Talvez uma das melhores formas de enfrentar a ansiedade seja aceitar que jamais a venceremos e que o que nos humaniza é o fracasso", defende ele.

 

Aniversário

Aristófanes Canamary e Vânia
Foto: divulgação
Aristófanes Canamary e Vânia


Recebe os parabéns dos muitos amigos, hoje, Vânia Canamary. Ao lado de Aristófanes, vive dias de leitura, bons filmes e planos, imaginando retornar, após pandemia, a um dos seus locais favoritos no mundo: Côte d'Azur, na França.

Brinde

Pablo Guterres e Valmir Lins
Foto: divulgação
Pablo Guterres e Valmir Lins


Pablo Guterres abriu um Pomerol Chateau Gazin (2009) para celebrar os oito anos de Desconexo Design. O empresário, aliás, vem sendo requisitado para lives sobre empreendedorismo, design e outros temas. Na foto, com Valmir Lins.

 

E tem mais...

Dimas Barreira curtindo vinis em vitrola retrô, presente de Anelisa.

Abílio Diniz participa de live hoje, às 18 horas, com Mario Sérgio Cortella.

Alix Pinho aproveitando a quarentena para criar sacolas personalizadas pintadas à mão por ela.

Emmanuel Machado e Bruna celebrando 4 anos de união.

Felipe Rocha e Paulinha seguem rotina de contato com a natureza em isolamento no Interior.

Redes sociais cheias de lembranças ontem, dos cearenses, das visitas ao Santuário de Fátima, Portugal.

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?