Logo O POVO+
A importância da jornada
Foto de Pastor Costa Neto
clique para exibir bio do colunista

Pastor Sênior e fundador da Comunidade Cristã Videira

A importância da jornada

Tipo Opinião
Costa Neto, pastor sênior e fundador da Comunidade Cristã Videira (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Costa Neto, pastor sênior e fundador da Comunidade Cristã Videira

Desfrutar bons momentos na vida, não tem dinheiro que pague. Nada como tomar um café com uma boa companhia e um bom papo. O que dizer sobre assistir um bom filme? Sair com os netos? Caminhar na praia? Namorar? Ler um livro? Ir à igreja? Falar com Deus?

Poderia citar vários momentos que fazem a vida valer a pena. Porém não podemos ser ingênuos no sentido de que tudo é sobre viver o momento, desfrutar o agora, viver o hoje.

Lógico que tudo isso tem a sua importância, mas falo porque há muitas coisas na vida que são construídas somente em uma jornada.

Jornada é a decisão de caminhar um dia todo, e não apenas uma etapa como uma atividade física pela manhã, pois é todo o período que se leva para se chegar a um determinado lugar, é o tempo necessário para se conquistar o que foi planejado.

Em uma jornada, sabemos seu início, porém nem sempre sabemos quanto tempo vai durar. Uma jornada envolve a decisão de não desistir, embora alguns momentos nos levem a pensar o contrário.

Reconheço que uma jornada tem dois elementos: o fundamento e o processo.

Fundamento é a construção do alicerce que vai estabelecer o percurso de longa duração. Nessa fase, construímos os valores e os princípios que estarão presentes.

Acredito que boas perguntas sobre a jornada devem ser feitas para que fique claro a relação dela com seus princípios de vida. Não podemos nos apressar nessa fase, aqui é a base para que tudo corra bem.

Quando respeitamos os fundamentos e não temos pressa nessa etapa, estabelecemos raízes profundas que, com o passar do tempo, sustentarão a jornada.

O processo é outra fase importante e, juntamente com o fundamento, permite a construção de uma via sustentável e de longa duração. Aqui o que precisa ser levado em consideração é respeitar o tempo, reconhecer as estações e seguir o manual.

Outras perguntas devem ser feitas como: "O que precisa ser feito? Qual a pessoa certa? Por que fazer dessa forma? Esse é o momento certo?".

Imagine você, se ao se iniciar uma jornada parássemos para fazer isso? Como seriam os casamentos? Como seriam diferentes os relacionamentos entre sócios? Acredito que uma jornada bem-feita vale a pena. n

 

Foto do Pastor Costa Neto

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?