Logo O POVO+
Tudo o que precisamos é amor
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Tudo o que precisamos é amor

Tipo Crônica
Demitri17072020 (Foto: italo furtado)
Foto: italo furtado Demitri17072020

Talvez, alguns de nós sejam anjos na Cidade solar e nem sabemos. Alguns, ao encontrarem penas pelo chão, supõem ser dos pássaros. Mas, muitas vezes, não há aves por perto. Então, seriam das asas desse povo. Fiquei pensando nessa bobagem que me tirou da gravidade por alguns instantes e gozei.

Tenho certeza que não sou anjo, pois vivo numa curiosidade por pássaros do Cocó, da Sabiaguaba, do Curió, da Precabura, do rio Ceará... dessa parte da Terra por aqui. E penas pelos caminhos, encontro muitas. Porém, não são das asas que nunca tive. Infelizmente.

Sou um fotógrafo de aves comuns, dizem por aí. Porque gosto de observar a falsa falta de importância dos sibites, dos ferreirinhos, dos anuns, da multidão de periquitos que se mudou, há pelo menos 20 anos, para uma Capital feito Fortaleza.

Pássaros e passarinhos são legiões angelicais que vivem guerreando por nós e os engaiolamos ou desmatamos onde eles fazem ninhos. Ainda bem que têm compaixão.

Amanheci pensando nos anjos cantando enquanto eu dormia: "tudo o que precisamos é o amor". Tudo que você precisa é o amor. Pode parecer besta o texto, mas não é. Soprou como uma chuvinha pouca e um ventinho bom em meio a pandemia sem fim. Não estou querendo ser "fofo". Não.

 

Passarinhos são legiões angelicais que vivem guerreando por nós e os engaiolamos ou desmatamos onde eles fazem ninhos

 

Porque ando precisando de uma sintonia mais amável, que sare dores noviças e crônicas. Feito a violência policial, que não caduca. Tenho pena do PM que matou Mizael Fernandes da Silva, um adolescente de 13 anos de idade. Não desejo a dor eterna do executor do garoto de Chorozinho.

Mizael foi tirado, covardemente, enquanto dormia. E talvez nem saiba que tenha sido morto e, quando acordar, precisará ser consolado porque irá sentir falta da avó Luísa, do cavalo branco que recebeu de presente dos tios Cosme e Pedro, dos pés de cajueiro...

Não queria ser o policial do Cotar que se arrogou da vida de Mizael e da família do menino. Qual vida terá esse coitado se o coração dele não se arrepender, se não confessar a verdade e se não aceitar ser punido e mudar porque matou, provável, um anjo e uma mãe?

Fiz matéria, entrei no quarto, vi a cama onde dormiu e não acordou Mizael. Diz o dicionário que Mizael é uma variação de Misael, o mesmo que Miguel e tradução do hebraico para Mikhael que significaria "quem é com Deus". A mãe dele, Lidiane, não lê nem escreve.

Talvez, falte "amor" nas formações da Polícia Militar. Um dicionário de palavras embrutecidas, diálogos sobre o inimigo, uma hierarquia colonial e machista. E quase nada sobre o amor em tempo de morte.

"Tudo o que precisamos é amor", cantaram uns anjos enquanto eu não morria. Ouvi, juro. Talvez falte amor em quem quer desmatar 50 hectares de árvores, pássaros e uma duna na Sabiaguaba. Não é possível alternativa para se "ganhar" com a mata em pé?

Anjos e indígenas também habitam as florestas, mas só os coitados feito Salles e Mourão não percebam. Bem aqui no rés da Terra e uma mentalidade atávica de "português descobridor" e de outros invasores europeus.

É isso... E se você não estiver fazendo nada, nenhuma "luta importante", nenhuma disputa besta nas redes sociais ou não estiver lendo sobre a última atrocidade de Bolsonaro e o séquito que o incendeia, dá uma assistida no filme "Michael". Com o John Travolta dançado, fumando e tudo. Bem sessão da tarde, mas ótimo.

Lógico, só se não estiver fazendo nada que considere "importante"... All we need is love.

Abraços.

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?