Logo O POVO+
Secretaria do Meio Ambiente aplicará multas
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Secretaria do Meio Ambiente aplicará multas

Tipo Opinião
Retirada da areia das dunas de Sabiaguaba  (Foto: Divulgação MPCE)
Foto: Divulgação MPCE Retirada da areia das dunas de Sabiaguaba

Agora, quem desmatar, destruir dunas e cometer outros crimes ambientais no território cearense será multado pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A Lei Complementar 231/2021, publicada na última sexta-feira no Diário Oficial do Estado, concede "poder de polícia" ao órgão. Até então, apenas a Superintendência Estadual do Meio Ambiente tinha autorização legal. De acordo com Artur Bruno, titular da pasta, o Batalhão Ambiental (BPMA) também passará a multar. Assim, entende o gestor, será ampliado o potencial de fiscalização. Além disso, a legislação criou o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Siema) e um fundo especial destinado às demandas da área. Um ganho para a questão ecológica no Ceará. Agora, é ficar de olho para não se incentivar a indústria da propina.

Leia também | 

Conselho Gestor aprova início de estudo para empreendimento em 50 hectares de área preservada nas dunas da Sabiaguaba

Ameaça de morte, 4x4 e a Sabiaguaba

50 dias sem a presença humana no Parque do Cocó

Papel da casa

Trinta moradoras do Conjunto Palmeiras terão a situação fundiária de suas casas regularizadas. Desde o ano passado, elas e cinco arquitetas de Fortaleza trabalham em função de documentar a "existência" arquitetônica, de engenharia e a posse dos imóveis em um território construído, principalmente, a partir de ocupações irregulares.

Direito por lei

Pouca gente sabe, reforça a arquiteta Gabriela Delgado, mas a Lei 11.888/2008 garante que o cidadão de baixa renda tem direito a serviços de arquitetura, urbanismos e de engenharia. Em cinco meses, além da busca pelo "papel da casa", também houve formação política. O projeto recebeu recurso de um edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará.

Foto de homem caindo, perseguido por agentes da repressão no regime militar durante o AI-5
Foto: Evandro Teixeira
Foto de homem caindo, perseguido por agentes da repressão no regime militar durante o AI-5

Jornalismo e tortura

Marilena Lima é a diretora do documentário "Memórias reveladas - jornalistas vítimas da ditadura militar no Ceará (1964-1985)". Estreia 21/1, às 19 horas, pelo facebook.com/sindjorce e youtobe.com/sindjorce.

Debate médico

A chapa encabeçada pela médica Liduína Rocha pediu ao Conselho Regional de Medicina/Ceará que faça a mediação do primeiro debate com os candidatos às eleições do Sindicato dos Médicos. Do outro lado, está o médico Leonardo Alcântara.

Navio de partida

Terminou a administração de Roberto Cláudio (PDT) e a Femme Bateau, escultura de Sérvulo Esmeraldo, não voltou para a Ponte dos Ingleses. Foi promessa do ex-prefeito fazê-la retornar à paisagem de Praia de Iracema

Só as cinzas

Por falar em patrimônio cultural, ninguém respondeu à denúncia do pesquisador Gilmar de Carvalho sobre a total destruição do Museu do Maracatu de Fortaleza. O equipamento funcionava no anexo do Teatro São José.

Luíza Távora

Projeto do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está identificando as árvores da Praça Luiza Távora. Uma placa traz o nome científico e popular da espécie. Além de um QR-Code com mais informações.

Tilápia

O Tilápia Restaurante mudará de endereço. Sairá da rua Vicente Leite, quase esquina com Santos Dumont, na Aldeota, e irá para dois endereços. Na Frei Mansueto, 458, e terá a gerência de Liduíno. E o outro, comandado pelo chef Valdir, vai para a Eliseu Uchôa Beco, 450, no Guararapes.

Gastroclínica

O casarão onde funcionou, por mais de dez anos, o Tilápia original, será demolido. O grupo que investe na Gastroclínica comprou quase todo o quarteirão na Vicente Leite e irá ampliar a área do hospital.

Sobe

Profissionais da saúde de Manaus, do maqueiro ao médico, que continuam se desdobrando por causa da calamidade da Covid-19 e a falta de oxigênio para tantos contaminados. Tragédia que poderia ter sido minimizada se não houvesse tanto negacionismo.

Desce

Bolsonaro que, de forma autoritária e com má-fé, trata as Forças Armadas como uma milícia particular ao afirmar que quem decide sobre democracia ou ditadura são os militares.

Horizontais

O prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (PDT), está com uma câmera frigorífica pronta para receber as vacinas da Secretaria da Saúde via Ministério da Saúde. A dúvida é quando chegarão ao município.// A chegada da vacina no Ceará é uma esperança contra a Covid-19, mas ainda estamos longe de uma blindagem com apenas 229.200 doses da Coronavac.// O cineasta pernambucano Marcelo Gomes é o convidado do Porto Iracema e da Unifor para uma oficina de construção de personagens. Entre os filmes que dirigiu, "Cinemas, aspirinas e urubus".// Só lembrando: E o time do Fortaleza, hein, quem poderá salvá-lo contra o fantasma do rebaixamento para a Série B?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?