Logo O POVO+
Um ano de ataque à liberdade de imprensa
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Um ano de ataque à liberdade de imprensa

Tipo Opinião

Levantamento da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) aponta que intimidações contra profissionais que atuam no dia a dia da produção de informação no Brasil aumentou 100% na comparação com 2019. O Relatório da Violência contra Jornalistas e a Liberdade de Imprensa será lançado, hoje, virtualmente, no Fórum Social Mundial, pela presidente da Fenaj, Maria José Braga. O documento, mostra que o Ceará foi o Estado do Nordeste onde mais ocorreram ataques. Foram sete casos de agressões verbais/ataques virtuais, ameaças/intimidações, impedimentos ao exercício profissional e violência contra a organização dos trabalhadores. O Distrito Federal, apontam os dados, é o território mais hostil para repórteres com 149 ações violentas. São Paulo vem em segundo no ranking nacional, com 49 ocorrências.

Mais doadores

O Projeto Ser Ponte, de transferência de renda básica para mulheres em bairros vulneráveis da periferia de Fortaleza, está precisando de parceiros que garantam a continuação dos trabalhos em 2021. Ano passado, durante a primeira onda da pandemia, 50 mulheres receberam R$ 180 durante seis meses.

Panificação

O próximo passo do Ser Ponte será a abertura de um Curso de Panificação para as chefes de famílias dos 14 territórios assistidos. O relatório das ações do projetos estão aqui: podehttps://drive.google.com/file/d/1wZxDOaR_BlyX1ecmP1TReeeVOLAmmijM/view.

Biosfera

A experiência sobre a criação do Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara-suja, em Guaramiranga, e dos Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Ceará serão apresentados no Fórum Social Mundial. Patrícia Jacaúna, gestora da APA de Baturité, é a conferencista.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira, terceira mulher a assumir a  presidência do TJCE, eleita na primeira votação virtual da história da entidade
Foto: Divulgação TJCE
Maria Nailde Pinheiro Nogueira, terceira mulher a assumir a presidência do TJCE, eleita na primeira votação virtual da história da entidade

Mulher na presidência

Na próxima sexta-feira, 29/1, a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira (foto) assume o TJCE. Ela é a terceira mulher no cargo que já teve 56 presidentes. Antes de Nailde, Águeda Passos (1999-2000) e Iracema do Vale (2015-2017). O vice é Abelardo Benevides.

Orós

Uma licitação da Prefeitura de Orós para contratação de engenheiro, por 11 meses, chama atenção. Em tempo de pandemia e escassez de recursos, o Município abriu três vagas em secretarias diferentes. Para a de Obras, Educação e Saúde com gasto total de R$ 403 mil.

Mais alerta

No último boletim sobre a Covid-19 no Ceará há um dado curioso. No dia 5 deste mês foram registradas 11 mortes em Fortaleza por causa da contaminação do vírus. Foi o maior número de óbitos desde 19/7/2020.

Expostos

A disputa pela vacina está acirrada. A Associação dos Guias de Turismo do Ceará e o Sindicato dos Jornalistas enviaram ofício a Camilo Santana pedindo inclusão nas listas prioritárias. Os caixas de supermercados também argumentam o fator exposição.

Produtividade

Das 195 unidades da Justiça no Ceará, apenas 39 alcançaram os índices mais elevados de produtividade, em 2020, e receberam o Selo Ouro do TJCE. Um percentual baixo, 20%, mas um reconhecimento a quem bateu a meta.

Selo bronze

Em segundo lugar ficou o coletivo de 59 unidades judiciais, 30,25%. A maioria das áreas, 97 setores do judiciário, ficou no bronze da produção (49,74%). A pandemia teria atravessado a produtividade?

Fator Covid-19

Há um "empate técnico" quando somamos as unidades ouro/prata contra o percentual bronze de produtividade. No Tribunal do Júri, por exemplo, teria havido queda. Já nos Juizados Especiais, com os juízes leigos, houve redução de até 64% do acervo, segundo o TJCE.

Sobe

Praça José de Alencar que voltou a ficar bonita depois da reforma feita pelo então prefeito Roberto Cláudio (PDT), no final de oito anos de gestão.

Desce

Perigo constante na faixa de pedestre em Fortaleza e no Ceará. Atropelamento e morte da médica Lúcia de Sousa Belém, na avenida Dom Luiz, é mais exemplo.

Leia também | Av. Dom Luís tem velocidade máxima reduzida; mudança vem após atropelamento de médica

Horizontais

Sindicato da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), que foi bem tratado na gestão da ex-secretária Águeda Muniz (Urbanismo e Meio Ambiente de RC), já agendou reunião com Luciana Lobo. Quer mostrar o que espera da atual gestora.// Na Câmara de Fortaleza, o vereador Gabriel Aguiar (PSol) lançou carta pedindo apoio para ser indicado presidente da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente.//Professor Augusto César Porto, sociólogo da Uece, protesta contra anúncio de Camilo Santana. Ele autorizou a ascensão funcional de 6 mil servidores da segurança e para os professores, nada.// Só lembrando: E aí, você já calculou quando será vacinado nesse pinga-pinga?

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?