Logo O POVO+
O mar de Fortaleza tem botijas
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

O mar de Fortaleza tem botijas

Tipo Opinião

A Beira-Mar e a Praia de Iracema são, realmente, oásis para negócios. Não fosse assim, não haveria a necessidade de um aterro tão agressivo no Atlântico. Entre as duas praias, com o aval dos órgãos ambientais e quase nenhum contraponto dos ministérios públicos Estadual e Federal. Ontem, a Prefeitura de Fortaleza publicou edital para a concessão onerosa do Mercado dos Peixes. Quem vencer a concorrência pública, terá o direito de explorar aquele filé por 18 anos. Não consigo entender por que tanto tempo? Os prefeitos que virão, pelo menos três, terão de se conformar essa légua tirana. Já na Praia de Iracema, quem levar a licitação ganhará dinheiro por 20 anos com a exploração econômica do Largo dos Tremembés.

Pedaços nobres

No Largo dos Tremembés, o edital da Prefeitura de Fortaleza prevê um polo gastronômico. Não há problema a exploração sustentável de pedaços caros da orla, desde que sejam irrelevantes as agressão às praias e ao Atlântico que se derramam por Fortaleza.

Pepe e os Dois Papas

Uma dica para o final de semana. O filme Dois Papas e o documentário Pepe, que estão na Netflix, nos instigam a pensar sobre o mundo e pessoas mais sustentáveis. De vários pontos de vistas. É uma estocada no egocentrismo humano e na ilusão do poder.

Liberado

O Diário Oficial do Estado, de 6/1, publicou edital para construção da "Cidade da Segurança". Lá, funcionarão SSPDS, PM e Polícia Civil. A obra ocupará a antiga vila militar da Aeronáutica, na Borges de Melo, e custará R$ 111 milhões. O POVO antecipou a informação https://bit.ly/2R885Dc

Ricardo Guilherme
Ricardo Guilherme (Foto: Velma Zehd/Divulgação)

Acervo Ricardo Guilherme

O ator Ricardo Guilherme completa 50 anos de arte em 2020. As comemorações começarão na próxima quinta, 16, com o espetáculo Letra e Música. Ele e Daniel Medina cantarão canções e poemas cearenses, no Teatro B. de Paiva.

Açude sumindo!

A Semace, a Cogerh e o Ministério Público Estadual precisam saber o que a Prefeitura de Palmácia está fazendo com o açude da Comissão. O recurso hídrico já perdeu parte do espelho d'água.

Sem placas

No local, não há placas informando qual tipo de obra está sendo feita no açude nem indicando se há licença ambiental que autorize a retirada da água. O Comissão foi construído em 1878 por ordem de Dom Pedro II.

Alô, Enel!

O Desde 2018, moradores do Parque Dom Pedro, em Itaitinga, penam com a constante falta de energia. Como a Enel não atualiza a rede de abastecimento a população chega a passar de uma semana no breu. E o pior, pagando a conta normal no final do mês.

Wanda Sidou

No ano passado, a Comissão Estadual de Anistia Wanda Sidou, do Ceará, aprovou o pagamento de indenização a 25 ex-presos políticos. Ao todo, o Estado pagou R$ 610 mil às vítimas da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

Revisionismo

Apenas um processo foi negado pela Comissão Wanda Sidou. Já a Comissão Nacional indeferiu mais de 2,3 mil pedidos de anistia, sendo 2,1 mil relacionados a requerimentos apreciados em gestões anteriores.

Inclusão

40 autistas retomam, hoje, as aulas de stand-up paddle na praia do Mucuripe. A iniciativa é da Associação Fortaleza Azul, que trabalha com inclusão de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista e das famílias.

Sobe

Rever antigos craques da seleção brasileira, no Presidente Vargas. Bebeto, Romário e outros campeões de 1994.

Desce

Os veteranos do time do Brasil que perderam o amistoso contra a Itália por 1 a 0. Numa reedição simbólica da final de 1994.

Horizontais

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará promoverá, dia 14/1, a palestra "A crise do Direito Penal e os reflexos na Segurança Pública", com Rogério Greco /// Estácio de Juazeiro do Norte formou mais 58 médicos, é a 28ª turma /// Uma correção. O título correto da nota principal da coluna de ontem é: "Ibama fecha Cetas e tráfico não para" /// Só lembrando: E aí, O PDT tem ou não tem liderança forte para disputar a sucessão de Roberto Cláudio?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?