Logo O POVO+
Mais um presídio no Ceará
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Mais um presídio no Ceará

Tipo Opinião

Até o fim do mês que vem, o Ceará terá mais um presídio - o de Segurança Máxima, em Aquiraz. A previsão é da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Será o primeiro do Ceará com a finalidade de isolar presos que exercem influência no Sistema Penitenciário, chefiam facções ou de alta periculosidade. Entre os diferenciais da nova unidade prisional, que integrará a rede da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), estão as portas das 168 celas individuais com trava e abertura automáticas, além de sensores de alarme, que evitarão o contato entre o preso e o agente penitenciário. O aumento da violência no Estado e o desequilíbrio social fizeram os governos construir, ao longo dos anos, 14 penitenciárias na Região Metropolitana de Fortaleza e mais três de médio porte no Interior. Sem falar das 100 cadeias públicas, hoje são 4, e nas celas das delegacias.

Chaga social

Hoje, a população carcerária no Ceará é 27 mil presos nos três regimes: fechado, semiaberto e aberto. Desses, 25 mil estão encarcerados. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, 113 municípios do Ceará têm menos gente (individualmente) do que a população do sistema penitenciário do Estado.

Independência

Com a construção do presídio de Segurança Máxima, o governo do Ceará quer se livrar ou diminuir a dependência das concorridas vagas nas penitenciárias federais que também isolam os presos de alto risco ou aqueles que minam o sistema pelo Brasil.

Motim

O Ministério Público abriu procedimento para apurar um motim na CPPL1. O caso ocorreu no mês passado quando cinco celulares foram encontrados em uma das celas da ala 1 e presos e agentes entraram em confronto. O que deram os exames de corpo de delito de detentos e servidores?

Trânsito em Fortaleza. Rua Pero Coelho, no Centro de Fortaleza
Trânsito em Fortaleza. Rua Pero Coelho, no Centro de Fortaleza (Foto: Demitri Túlio)

Rua da impaciência

Leitor reclama que a rua Pero Coelho, entre dona Leopoldina e Rodrigues Júnior, no Centro de Fortaleza, é dessas que não justifica ter duas mãos. Estreita, os carros ainda estacionam nos dois lados.

Cartas

Uma cena curiosa na Unidade Prisional Irmã Imelda, em Aquiraz. Como a esposa do prefeito cassado de Uruburetama, José Hilson Paiva, é proibida de entrar na penitenciária, ela fica do lado de fora mandando cartas para o marido. O advogado ou a filha levam e trazem.

524

Carteiras de identidade inclusivas foram emitidas pela Pefoce. Elas têm o símbolo do do Transtorno do Espectro Autista. Para priorizar serviços e atendimento prioritários.

Capacitação

O Podemos Ceará não quer candidato seu dando vexame na hora de pedir votos na campanha eleitoral deste ano. Hoje, os pré-candidatos a prefeito (se é que tem) e vereadores de Fortaleza terão aulas de Oratória e Direito Eleitoral no Hotel Brasil Tropical, às 18 horas.

Oportunidade

Até 10/2, estão abertas as inscrições o curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo. Uma parceria da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Grupo de Comunicação O POVO. www.opovo.com.br/novostalentos

E a autoria?

Em que deu, mesmo, o inquérito que apura o caso de uma mulher encontrada morta e sem cabeça no rio Cocó, nas imediações da avenida Sebastião de Abreu? O crime ocorreu em novembro de 2019.

Dia de circo

Hoje, o Cirque Amar se apresenta para meninas e meninos do Centro Pediátrico do Câncer da Associação Peter Pan, às 9h30min. Doze artistas e 15 apresentações quebrarão a rotina de Pacientes e cuidadores.

Sobe

"Semáforo" que a Prefeitura de Fortaleza instalou na faixa de pedestre do viaduto do Cocó, na Antônio Sales. Perfeito!

Desce

Motoristas que não respeitam a faixa de pedestres em Fortaleza e em outras cidades do Ceará. Qual o problema de parar na faixa?

Horizontais

Campanha arrecada dinheiro para socorrer o professor cearense Ádamo Figueiredo. Ele sofreu acidente grave na Colômbia e precisa de tratamento urgente. Conta: Nubank, Ádamo de Figueiredo Nogueira Mesquita. Agência 0001, conta 4229295-3, CPF:035.365.863-41 /// O último Vem Passarinhar, no Parque do Cocó, domingo, teve um número recorde de observadores de pássaros: 58 pessoas! /// Só lembrando: E aí, que tal o contribuinte pagar também a conta de luz das igrejas de grande porte como quer Bolsonaro?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?