Logo O POVO+
Editorial: Recompor o Ministério da Educação
Foto de Editorial
clique para exibir bio do colunista

O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública

Editorial opinião

Editorial: Recompor o Ministério da Educação

Tipo Opinião

Em semana de constantes sobressaltos políticos, deu-se a queda do ministro da Educação, Abraham Weintraub. O afastamento já era esperado, porém tornou-se mais um complicador na agenda presidencial, hoje voltada a apagar incêndios em várias áreas do governo.

Nessa conjuntura difícil o presidente Jair Bolsonaro viu-se obrigado a desfazer-se de um ministro que lhe era muito próximo - tanto do ponto de vista pessoal quanto ideológico. As críticas a Weintraub avolumaram-se tanto que foi impossível mantê-lo no posto. Além de ser acusado de falta de competência para dirigir ministério de tal importância, Weintraub atuava de forma bastante agressiva, angariando inimigos poderosos no Congresso.

Tabata Amaral (PDT-SP), por exemplo, deputada especializada no tema educação, era uma das principais críticas da gestão Weintraub. Ela disse ter sentido "alívio" com a saída do ministro. Outro crítico de peso era o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que fazia questão de demonstrar desapreço ao ex-ministro.

Porém, a gota d'água a selar a queda de Weintraub, foi a fatídica reunião ministerial de 22/4/2020, na qual ele dedicou o qualificativo de "vagabundos" para os ministros do Supremo Tribunal Federal. Não satisfeito, participou de um ato de apoiadores de Bolsonaro, em Brasília, no qual repetiu o xingamento, desta vez sem citar diretamente os integrantes da Suprema Corte.

Às universidades federais Weintraub também demonstrava pouca consideração, tratando-as com a costumeira agressividade. Chegou a dizer - sem nunca apresentar a menor evidência - que os câmpus eram lugar de "plantações extensivas de maconha" e de "balbúrdia", sem também explicar a que exatamente se referia.

Nas outras fases do ensino, os problemas igualmente se acumulavam: o Plano Nacional de Alfabetização nunca decolou, houve graves problemas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e o ministro permaneceu ausente dos debates do novo Fundeb (fundo para o desenvolvimento da educação), conforme registros da deputada Tabata Amaral. Além disso, o MEC perdeu recursos de R$ 1 bilhão, recuperados pela Lava Jato, por não ter empenhado a verba no tempo certo.

Com um currículo desses, seria esperar muito que Weintraub deixasse o Ministério com um mínimo de serenidade. Na véspera de sua despedida, revogou a portaria de 2016, assinada pelo ministro Aloizio Mercadante (governo Dilma Rousseff), que estabeleceu a política de cotas em cursos de pós-graduação nas universidades federais. Em vista da personalidade do ex-ministro, pode-se conjecturar ter sido um gesto de vingança. Mas contra quem?

De qualquer modo, é preciso ver se o alívio pelo afastamento do ministro será seguido pela nomeação de um ministro da Educação digno do nome da pasta. 

 

Foto do Editorial

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?