Logo O POVO+
O cearense e sua capacidade empreendedora
Foto de Editorial
clique para exibir bio do colunista

O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública

Editorial opinião

O cearense e sua capacidade empreendedora

É gigantesco o passo que a empresa cearense Brisanet está registrando ao anunciar ter pedido IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla em inglês) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), abrindo caminho, assim, à sua transformação em empresa de capital aberto e à possibilidade de ter ações negociadas na Bolsa de Valores (B3, a antiga Bovespa). Entenda-se como natural que fases históricas difíceis, como esta que ora enfrentamos, acabem por ofuscar eventos positivos importantes que vão acontecendo em meio às tragédias, tirando deles o destaque de que se fariam merecedores em tempos normais.

Este feito, por exemplo, precisa ser mensurado na sua dimensão real, que não é pequena. Trata-se de uma empresa de telecomunicações genuinamente cearense, que carrega na trajetória desde a criação, em 1998, a ousadia empreendedora como uma marca central. Assim tem sido todo o tempo, do começo de tudo no município de Pereiro, em pleno Vale do Jaguaribe, distante 354 km de Fortaleza, aos dias atuais.

O dinâmico setor no qual a Brisanet atua impõe investimentos expressivos e certeiros, é, em si, desafiador na sua característica de exigir uma política de atenção permanente com os avanços tecnológicos para agregá-los ao negócio e pede coragem e ousadia como características intrínsecas. Fundamentos presentes à empresa em questão, hoje com um catálogo de 647 mil clientes em cinco estados nordestinos e planos de chegar a um milhão até 2023, meta possível com a chegada às duas unidades federativas da região nas quais ainda não está presente, Sergipe e Bahia.

Há passos fundamentais que já foram dados antes e que indicam a força da empresa cearense, que captou R$ 500 milhões ao emitir debêntures antecipadas no recém encerrado mês de maio. Com grau de investimento obtido junto à agência de classificação Standard & Poors, que lhe conferiu nota de risco Rating brA após a bem sucedida operação com a oferta de ações, a Brisanet deve atingir um valor de mercado na casa dos R$ 5 bilhões. Dado que indica o tamanho do interesse do que está em jogo.

É uma vitória importante no aspecto em que indica algo além de uma iniciativa de aparência isolada. Lembremos, para destacar, que outras marcas locais trilharam o mesmo caminho e se posicionam no cenário nacional de negócios demonstrando a capacidade rara do cearense de empreender. Como o caso reforça, encontrando possibilidades onde alguns teimam em ver apenas dificuldades. n

Foto do Editorial

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?