Logo O POVO+
Curiosidades gastronômicas do Japão
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Curiosidades gastronômicas do Japão

Tipo Opinião
Lámen - Feito pelo colunista (Foto: Élcio Nagano/Divulgação)
Foto: Élcio Nagano/Divulgação Lámen - Feito pelo colunista

Pegando carona no clima das Olimpíadas 2020 que estão acontecendo neste momento em Tokyo, quero colocar algumas curiosidades gastronômicas do Japão; mesmo sabendo que uma parte dos leitores já conhece alguns desses fatos.

1. A base da alimentação japonesa é o arroz, e ele está presente em todas as refeições. O japonês gosta tanto do arroz que a qualidade deste cereal é fator competitivo entre os restaurantes. E existe um departamento governamental somente para definir as políticas de cultivo do cereal.

2. Outro alimento que compõe a base alimentar japonesa é a sopa Missoshiro. Existem variações na receita, mas ela é feita com um caldo básico que geralmente é marinho, e temperado com a pasta de soja fermentada que é chamada de Missô.

3. Os japoneses foram responsáveis pela definição do Umami, que é o quinto sabor - o sabor que acentua os demais. Os japoneses definiram o conceito de Umami, e somente há um século, cientistas americanos descobriram que temos receptores do quinto sabor em nossas bocas. Hoje todo o mundo gastronômico utiliza esse conceito.

4. A primeira refeição dos japoneses (desjejum) é um primeiro almoço, quando é servido o arroz, a sopa Missoshiro e os acompanhamentos.

5. O sushi tradicional é muito simples, sem "gourmetização". O preferido é o clássico Niguiri (bolinho de arroz guarnecido com uma fatia de peixe cru), que, para ser considerado um bom sushi, tem que ser perfeito. Em primeiro lugar, o bolinho de arroz tem que ser impecável (qualidade do arroz, ponto de cozimento, tempero, tamanho, formato, e aperto ideal, para que ele se desmanche na boca ao ser comido) e depois vem a qualidade e frescor da fatia de peixe.

6. O peixe preferido é o atum, principalmente o atum gordo, que é conhecido como Torô. Os filetes de gordura são entremeados na carne, deixando-a com aspecto marmorizado, e o resultado é um sabor amanteigado. Um bom Torô Niguiri custa mais de 20 dólares a unidade nos melhores restaurantes de Tokyo.

7. Outra iguaria é a carne bovina Wagyu, que hoje pode ser encontrada em todo o mundo. A genética e as técnicas de criação deste bovino, fazem com que a sua carne atinja um grau de maciez e marmorização da carne, cujo resultado é um sabor incomparável. Os melhores cortes chegam a ser vendidos por 1.000 dólares o quilo.

8. O Lámen, um prato servido em barracas de rua, é um prato que foi desenvolvido nos tempos de escassez do pós guerra. Uma cumbuca de caldo quente, com macarrão, guarnecida com finas fatias de carne suína, ovo cozido e alguns vegetais, transformou-se no fenômeno gastronômico do momento. Alguns dos pequenos estabelecimentos que servem Lámen, ostentam estrela Michelin, graças ao perfeccionismo de seus chefs.

 

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?