Logo O POVO+
Tarifa de contingência da água pode ser prorrogada
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Tarifa de contingência da água pode ser prorrogada

Tipo Opinião

Será que o governador Camilo Santana (PT) vai manter, pós-pandemia da Covid-19, a cobrança da tarifa de contingência sobre a conta d'água cobrada pela Cagece? Eis a resposta que o secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, e o presidente da Cagece, Neuri Freitas, darão coletiva virtual, às 14 horas desta quinta-feira nas redes sociais da SRH e Cagece. Na coletiva, divulgação do balanço hídrico pós-quadra chuvosa e, enfim, a situação dos açudes que abastecem Fortaleza e Região Metropolitana. Sabe-se, pelos dados da Funceme, que o Castanhão, por exemplo, recuperou só 16,06% de sua capacidade total e que, ao todo, o Ceará recuperou bem o nível de outros açudes. Há quem aposte que a tarifa de contingência continuará. Até como reforço de caixa para compensar isenções da pandemia.

Leia também |

Suspensa de taxa de contingenciamento de água no Ceará

Isenção de conta da Cagece para clientes de baixo consumo vale a partir de quarta

Sem bilhetinhos

O Procon Fortaleza fez pesquisa de preço para compras online de olho no Dia dos Namorados. Publicou, inclusive, a lista completa no site da Prefeitura (campo defesa do consumidor). O órgão disponibiliza o fone 151 para sugestões e denúncias.

Levantar âncora

Saiu decreto presidencial habilitando o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Mucuripe no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do Governo Federal. Ou seja, foi dada a largada, na prática, para a privatização do equipamento.

Olho vivo

O TCE acaba de lançar, em seu site, o Painel Covid-19. Com informações sobre contratações e licitações por dispensa ou inexigibilidade feitas pelos municípios e governo. Mais um canal para o cidadão acompanhar e fiscalizar o dinheiro público.

Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará
Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO
Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará

Passaporte preso

Enquanto indústria e comércio reabrem gradualmente, um outro setor ainda fecha protocolos a serem apresentados à Secretaria da Saúde: o turismo. Como diz o titular da Setur/CE, Arialdo Pinho, será o último a voltar, até por lidar com muita, muita clientela.

Por um fio

Hoje completam-se 22 dias que três postes da Avenida Almirante Henrique Saboya (Via Expressa) estão com as luminárias apagadas. Apesar de inúmeras ligações para o 156, a desculpa é sempre a mesma: roubaram os fios. Mas a taxa de iluminação vem na conta.

Questão de ordem

Cobrada há meses e após decisão judicial, a OAB/CE repassou o que devia de atrasados à Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (Caace): R$ 4.240.950,87. Erinaldo Dantas, presidente, aliás, pegou muitos pepinos de gestões passadas. Mas não esperneia.

Pelo social

A Nivea Brasil doou milhares de álcool em gel, hidratante e protetores solares para 140 distritos do sertão nordestino, nos estados do Ceará, Pernambuco e Alagoas. Trata-se de ação de responsabilidade social do grupo nestes tempos de pandemia da Covid-19.

Testagem

A Câmara Municipal fará sessão virtual hoje, a partir da 10h30min. Entre mensagens, inclui, nas ações de prevenção à Covid-19, uso de oxímetro por farmácias, a testagem domiciliar e a ampliação de equipes do serviço social nas unidades de saúde.

Remissões

Ainda na Câmara Municipal, começa a tramitar um projeto de indicação instituindo remissão de créditos no âmbito do IPTU, neste tempo de pandemia, para quem está desempregado ou com renda até 3 mínimos. Outro reduz gratificação do pessoal da Sefin nesta pandemia.

Os Lusíadas

A Comunidade Portuguesa do Ceará comemora amanhã, às 16 horas, na página da Câmara Brasil Portugal Ceará no Facebook, o Dia de Portugal. O encontro reunirá várias entidades. Data é alusiva ainda ao nascimento do poeta Luiz de Camões.

Sobe

Hospital Waldemar Alcântara, que criou unidade de Covid-19 de cuidados integrais para idosos e pacientes portadores de doenças incuráveis.

Desce

Consumidores fazendo fila ontem, no primeiro dia de lojas abertas no Centro e nos shoppings de Fortaleza. Ainda bem que a maioria usava máscara.

Horizontais

Alô, SSPDS! No distrito de Camará, em Aquiraz (RMF), um dono de mercantil e seu ajudante foram assassinados. Há suspeita de que não quiseram pagar pedágio para facção criminosa. /// O vereador Sargento Reginauro entrou na Câmara com pedido de CPI sobre respiradores comprados e não pagos pela Prefeitura de Fortaleza. Precisará de 14 assinaturas. Até agora, conseguiu três. /// Só lembrando: "Fazer vaquinha com incentivo oficial para golpista é democracia?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?