Logo O POVO+
Partido Novo confirma: saiu da briga pela Prefeitura
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Partido Novo confirma: saiu da briga pela Prefeitura

Tipo Opinião

O Partido Novo não vai mesmo disputar a Prefeitura de Fortaleza. Até que o médico Dias Júnior, então pré-candidato a vice-prefeito do executivo Geraldo Luciano, tentou reabrir o processo seletivo para candidato, mas a direção nacional vetou. Alegou que não haveria mais prazos para isso, embora se saiba que o pleito sofreu adiamento. A prioridade, por orientação da cúpula nacional, será eleger vereadores. Dias Júnior já está na peleja por vaga na Câmara Municipal e adianta outra decisão: o Novo não vai declarar apoio a nenhum postulante ao Paço. Os pré-candidatos a vereador poderão, claro, ter suas preferências, mas, em hipótese alguma, por força do estatuto, poderão declarar voto. Posar em fotos ao lado de algum prefeiturável? Nem pensar.

Bolsonarismo

Por falar em Partido Novo,embora não haja orientação, há uma certeza: filiados da sigla e maioria dos seus simpatizantes deve apoiar nomes que se oponham ao grupo político do PT e do PDT. Nas redes sociais, isso já virou uma certeza.

Tô voltando

O TCE fará terça-feira a primeira sessão plenária extraordinária presencial. No Auditório do Edifício 5 de Outubro (3º andar), com início às 9h30min. Segundo o presidente do tribunal, conselheiro Valdomiro Júnior, cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária.

No aguardo

Quem não dorme direito é a ex-deputada federal Gorete Pereira. Ela espera que Mauro Filho se licencie e volte logo para comandar a Seplag. Mas, na segunda suplência, tem que ver se Anibal Gomes assumirá, pois virou réu em caso de propina na Eletrobras.

ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa hoje 30 anos. O assassinato do garoto Mizael, de Chorozinho, por PMs, mostra cada vez mais a vulnerabilidade a que está exposto esse segmento da população e o quanto a sociedade ainda precisa avançar.

Hora de gestos

Camilo Santana apregoou, em exclusiva ontem no O POVO, sobre parceria PT e PDT, ser preciso deixar "vaidades e mágoas de lado". Pois bem: ele ainda não abriu agenda para conversar com Luizianne Lins, que admitiu até abrir para Nelson Martins (PT).

Via-crucis

A Avenida Eduardo Girão parece ser um dos piores gargalos da cidade. Falta sinalização vertical em boa parte da via. Sem falar no mato, há buracos enormes decorando o cruzamento com a rua João Dummar. Até quando?

Gente é...

O Festival Gente é Pra Brilhar será lançado hoje, às 17 horas, numa live reunindo artistas como Waldonys, Rossicléa, Edmilson Júnior, Silvero Pereira, Marcus Lessa e o escritor Lira Neto. A live será transmitida pelo canal Gente é Pra Brilhar.

… Pra Brilhar

O Festival ocorrerá de 19 a 26 deste mês em canal homônimo no Youtube e tem por objetivo arrecadar recursos para apoiar trabalhadores do setor cultural desassistidos nestes tempos da pandemia da Covid-19. Alcione e Caetano entre atrações.

Pacote

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) voltou a assegurar que a obra da Nova Beira Mar será entregue em outubro próximo. Mas deixará uma série de outras intervenções para o futuro gestor da cidade. Sobre isso, ganhe quem ganhar, espera a conclusão do pacote.

Desafios

Nesta terça-feira (14), tem live sobre o tema "Os desafios do jovem advogado". Com o presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas, e o diretor da Jovem advocacia, Bruno Ellery. Pelo Instagram da OAB e também pelo Instagram de Ellery, a partir das 14 horas.

SOBE - Ibama, que avalia ser a área do Parque Municipal da Sabiaguaba também resquício de Mata Atlântica. O MPCE já mandou suspender processos sobre o caso.

DESCE - Obras da Ferrovia Transnordestina, que foram inspecionadas por Bolsonaro em sobrevoo de helicóptero, desaceleraram. Consórcio pede mais verbas. Ora, ora...

HORIZONTAIS - A Prefeitura de Paracuru paga amanhã e quarta-feira a 1ª parcela do 13º salário dos seus servidores. /// O cientista político Filomeno Moraes é convidado de live (@prof.fernandopassos) sobre o tema "Democracia e Poderes do Estado". Na próxima quarta-feira, às 17h30mn. /// Uma rampa de lixo próximo ao Colégio Christus e a Enel, na Avenida Barão de Studart, continua imbatível. São vários os apelos, mas nada de solução. /// Vítima da Covid-19, morreu ontem o ex-prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães. /// Oi informa: já resolveu pleito aqui feito pelo cliente, Marcelo Gurgel. /// Só lembrando: "Por que a turma da Seuma libera processos que derrubam tantas árvores?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?