Logo O POVO+
Fortaleza ganha neste mês o Parque Lagoa da Viúva
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Fortaleza ganha neste mês o Parque Lagoa da Viúva

Tipo Opinião
FORTALEZA, CE, BRASIL, 12.08.2020  Obras no centro de Fortaleza - Obras na Praça José de Alencar  (FCO FONTENELE/O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE FORTALEZA, CE, BRASIL, 12.08.2020 Obras no centro de Fortaleza - Obras na Praça José de Alencar (FCO FONTENELE/O POVO)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) vai entregar, até o final deste mês de setembro, as obras de urbanização do Parque Lagoa da Viúva, também chamada de Açude da Viúva e que está inserida na bacia do Maranguapinho, com um espelho d'água de aproximadamente 50.000m² e com um grande campo de carnaúbas à jusante do açude. O parque é regulamentado por decreto municipal, o que significou uma área de mais de 39 hectares protegidos e reservados para educação ambiental e lazer. Outra entrega prevista, só que para o mês de outubro, é de um dos cartões postais de Fortaleza: a Praça José de Alencar. Um conjunto de diversas obras de requalificação do espaço, incluindo pintura, substituição do piso, colocação de novos postes de iluminação em led, bicicletário e mobiliários urbanos. Detalhe: ganhará uma fonte de água luminosa, que funcionará sob comando de música emitida de caixas sonoras. Ainda como parte do projeto, as ruas General Sampaio e Liberato Barroso (no entorno da praça) receberão recapeamento asfáltico. Será feita a recuperação do paralelepípedo existente em frente ao Theatro José de Alencar.

Salute

O projeto E-Health-SYS, do Laboratório de Redes de Comunicação e Segurança da Uece, foi selecionado entre 736 do País, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Deve virar uma startup e, a partir daí, lançar produto para o mercado.

Salute 2

O pesquisador Joaquim Celestino, que coordenou o projeto, explica que o E-Health-SYS é um software que monitora pacientes no que diz respeito a doenças cardíacas ou septicemias. Tudo em tempo real e divulgando o diagnóstico de forma imediata.

Pajelança

O prefeito Roberto Cláudio e os Ferreira Gomes não descansaram no feriadão. Discutiram muito sobre candidatura do PDT a prefeito. Cid Gomes ainda tenta trazer o PT para a aliança, mas Luizianne Lins, pré-candidata petista, reluta. Lula quer a postulação.

Padre Clairton Alexandrino
Foto: MAURI MELO
Padre Clairton Alexandrino

Pelo amor de Deus

Padre Clairton Alexandrino, da Catedral, apela ao empresariado por apoio financeiro. Quer recuperar logo parte do teto do templo e retomar missas normalmente e não restritas a 50 pessoas na cripta. "Estávamos fechados na pandemia e não temos verbas", diz ele.

Leia também | Saiba como foi o primeiro dia de missas presenciais em Fortaleza

Ducha fria

A Cagece, que adotou recentemente a Praça Clóvis Beviláqua, iniciou no local obras de requalificação no espaço. Promete recuperar pisos, áreas gramadas, construir rampa de acesso e pintura de bancos. Já a recuperação das caixas d'água antigas do entorno... nada.

Pelo social

Parecia um parto conseguir um vice na chapa do Capitão Wagner (pros), diziam seus opositores. Ele tentou Gaida Dias (TV Cidade), partidos como o MDB e ficou com a advogada Kamila Cardoso, do Podemos, sem militância partidária, mas do campo social.

Leia também | Capitão Wagner diz estar preparado para "seja quem for o candidato de lá"

Dobradinha

O deputado estadual Vitor Valim, pré-candidato a prefeito de Caucaia (RMF), confirmou para este colunista: seu vice será Deuzinho Filho, no momento como deputado federal pelo Republicanos. Será, portanto, a chapa Pros-Republicanos.

17

por cento das crianças e adolescentes brasileiros registraram vários tipos de fobias durante esta pandemia. O estudo é da Faculdade de Medicina da USP.

Mundo da pandemia

A OAB/CE realizará, nos dias 11 de 12 próximos, o VI Congresso Brasileiro de Direito Sindical, com o tema "Efeitos da pandemia no mundo do trabalho". De caráter virtual, reunirá membros de confederações, sindicatos, magistrados, acadêmicos e OIT.

Xô, maconha

Em suas redes sociais, o deputado federal Jaziel Pereira (PL) reforça campanha contra a legalização da maconha. Com isso, alia-se ao senador Eduardo Girão (Podemos) que, há anos, é adepto desse mesmo discurso. Ambos em defesa da família e bons costumes.

Sobe

Papa Francisco, que pede, neste mês de setembro, orações pelo meio ambiente. Com o lema "Não ao saque, sim à partilha".

Desce

Casarão dos Fabricantes, destruído pelo fogo no fim de semana, expõe a necessidade de maior inspeção nos prédios do Centro.

Horizontais

O senador Eduardo Girão (Podemos) integra projeto político que prevê arrendamento de emissora de rádio AM em Fortaleza. /// O PDT de São Gonçalo do Amarante (RMF) fará convenção dia 14, às 19 horas. Hora de homologar o ex-secretário municipal Élder Gurgel como candidato à sucessão do prefeito Cláudio Pinho. /// O ex-presidente do TCU e ex-parlamentar Ubiratan Aguiar lançou seu sobrinho, Cândido Henrique, na disputa por vaga na Câmara Municipal. Pelo Podemos. /// Só lembrando: "E aí, por falar em retomada da economia, em qual fase entraria mesmo o Acquario do Ceará?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?