Logo O POVO+
A UFC, a Faculdade e a punição dos docentes
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

A UFC, a Faculdade e a punição dos docentes

Tipo Opinião

Da Universidade Federal do Ceará, recebemos a seguinte nota: A administração superior esclarece serem infundadas as acusações, repercutidas via redes sociais, de perseguição política por parte da Reitoria contra cinco docentes da Faculdade de Direito da Instituição. Reitera que tem prezado pela boa convivência com diferentes pontos de vista que representam a multiplicidade de opiniões característica do ambiente acadêmico e explicita que não foram de sua iniciativa os procedimentos abertos nas esferas cível, criminal e administrativa decorrentes da situação relatada. Sublinha, ainda, que as diretorias das unidades acadêmicas gozam de autonomia para interpelar diretamente a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), caso julguem necessário. O procedimento administrativo, o qual não depende de instalação de sindicância prévia, foi instaurado a requerimento da parte ofendida e por recomendação da CPPAD, tendo como objeto uma investigação sobre suposto caso de insubordinação grave (art. 132 da Lei nº 8.112), configuradora, em princípio, de ilícito administrativo. Já os demais procedimentos foram interpostos por decisão individual do diretor da Faculdade de Direito da UFC, não configurando, portanto, assunto institucional."

Reforços

Ferruccio Feitosa, que foi um dos pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza, acaba de ser engajado à campanha da chapa Sarto-Élcio. É o coordenador de mobilização. Já Eudoro Santana (Iplanfor) vai reforçar a área do programa de governo.

Acessibilidade

O TRE do Ceará solicita que eleitores com conhecimento em Libras se voluntariem para auxiliar nas Eleições 2020. Terá mesmo benefícios dos mesários. O objetivo é orientar eleitores com alguma dificuldade de audição nas seções. Inscrições pelo site do tribunal.

Aval da cúpula

O coordenador-geral da campanha de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza já está definido. Será Antônio Filho, o conhecido Conin, presidente estadual do PT e que faz parte do grupo do deputado federal José Nobre Guimarães. 

GOVERNADOR CAMILO SANTANA RECEBE O ANUARIO DO CEARA 2020 DOS JORNALISTAS JOCÉLIO LEAL E JOELMA LEAL, EDITORES DA PUBLICAÇÃO (FOTOS © CARLOS GIBAJA/ GOV. DO CEARA - 17-09-2020)
Foto: © CARLOS GIBAJA/ GOV. DO CEARA
GOVERNADOR CAMILO SANTANA RECEBE O ANUARIO DO CEARA 2020 DOS JORNALISTAS JOCÉLIO LEAL E JOELMA LEAL, EDITORES DA PUBLICAÇÃO (FOTOS © CARLOS GIBAJA/ GOV. DO CEARA - 17-09-2020)

Dia de Anuário

O Anuário do Ceará 2020-2021 será lançado na segunda-feira, 21, às 17h30, em live no Facebook do O POVO, O POVO CBN e FDR, além do YouTube da FDR e do O POVO. O governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e o presidente do TJCE Washington Araújo participam ao lado da presidente e publisher Luciana Dummar e o editor-geral do Anuário, Jocélio Leal.

Sem recreio

"Escolas vazias e Praias Lotadas", eis outdoors espalhados por Fortaleza. Um protesto das escolas particulares que pressionam o governo para que reabra os estabelecimentos. Camilo Santana aguenta a pressão. O sindicato das escolas apresentou propostas.

Gastronomia

Fortaleza será sede do Congresso Brasileiro de Gastronomia e ciência de Alimentos. Organizado pelo Mestrado em Gastronomia da UFC, será de 7 a 9 de outubro, todo on-line (informações e inscrições: http://inovacaonagastronomia.com.br/).

Quadro atuarial

Qual é a situação atual da Prefeitura de Fortaleza em se tratando de previdência? Nesta semana, no programa Debates do POVO, da Rádio O POVO/CBN, especialistas diziam que o Instituto de Previdência do Município (IPM) anda à beira de um colapso.

Xô, reeleição!

O senador Eduardo Girao (Podemos) engrossa grupo contra a reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara. "Não está prevista. Seria rasgar a Constituição", diz Girão, defendendo renovação. O Centrão trabalha também nessa linha.

Saiu do brejo

O Ceará alcançou a marca de 89,25% de cobertura vacinal na recente campanha contra a febre aftosa. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), foram vacinados 2.386.646 bovinos. Vale comemorar. Índice foi alcançado em plena pandemia.

1.890

mulheres foram mortas violentamente no primeiro semestre deste ano no País, alta de 2% em relação a igual período de 2019. Informa o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Sobe

Soldados da Borracha, filme de Wolney Oliveira, que faturou prêmios de Melhor Longa e Melhor Filme da XI Mostra Ecofalante Virtual de Cinema, do Amazonas.

Desce

Onda de queimadas, que chegou também a pontos de Fortaleza como áreas do Conjunto José Walter. No Interior, o Corpo de Bombeiros está tendo muito trabalho.

Horizontais

Em sua passagem por Juazeiro do Norte, a caminho de Coramas (PB), Bolsonaro fez visita ontem a Missão Velha. Nada de cloroquina. Tomou coca-cola. E jogou sinuca. /// Candidato a vereador pelo Novo, o advogado Rodrigo Marinho ocupa o primeiro lugar no Nordeste no quesito "vaquinha eleitoral". Já arrecadou R$ 16.195,97. /// Sest/Senat veicula, em suas redes sociais, websérie para quem busca colocação no mercado de trabalho. /// Assumiu a coordenação-geral da campanha de Heitor Freire (PSL) à Prefeitura o advogado Di Angelis Morais. /// Só lembrando: "E aí, será que as milícias digitais, como chama o ministro Alexandre Moraes (STF), vão agir nas próximas eleições do Ceará?"

Leia também | 

Em visita ao Ceará, Bolsonaro volta a ignorar pandemia e causa aglomeração

A cômoda popularidade de Bolsonaro não lhe exige que governe

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?