Logo O POVO+
Artigo - "Renovar é preciso"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - "Renovar é preciso"

Com om título "Renovar é preciso", eis artigo de Pedro França, advogado e candidato a vereador de Fortaleza pelo Cidadania. Ele apregoa a necessidade de um voto consciente e renovador em todos os sentidos. Confira:
Tipo Opinião
Pedro França, candidato a vereador de Fortaleza pelo Cidadania (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Pedro França, candidato a vereador de Fortaleza pelo Cidadania

A palavra “renovação” nunca fez tão parte das nossas vidas como vem fazendo ao longo deste ano. Diante de tantos escândalos, frustrações e desencantos em relação a nossa política, o povo brasileiro precisa de uma esperança para transformar a realidade que aflige todo o País. Mesmo com tantos problemas, a política continua sendo o instrumento mais eficaz de transformação de realidades, no entanto, para isto, precisamos como cidadãos fazer nossas escolhas com mais sabedoria.

Atualmente, diante do cenário polarizado ao qual encontramos o Brasil, é cada vez mais comum ouvir que as pessoas ou estão desinteressadas ou não gostam de política. Todavia, essas respostas não ajudam a consertar os problemas, apenas os pioram. Se não estamos satisfeitos com o que vem acontecendo ou não temos mais esperanças de que as coisas vão melhorar e ao mesmo tempo desejamos uma mudança, como ela vai ocorrer?

Por isso vos falo: seja qual for a sua indignação ou o motivo dela, se você gosta ou não de política e, principalmente, se assim como eu, você anseia que nossas vidas melhorem, se INTERESSE. Pois mesmo que não goste de política, se você não participar, outras pessoas farão essas escolhas por você, ainda mais neste ano, o qual teremos eleições municipais para escolher prefeitos e vereadores. Cargos esses, que estão diretamente ligados aos nossos dia a dias, decidindo por nós, questões essenciais como a rede de ensino municipal, a saúde pública municipal, o transporte coletivo municipal, o zoneamento da cidade, o uso e ocupação do solo e nossos impostos municipais.

Portanto, se você não está satisfeito e quer uma mudança de realidade, se interesse, participe e cobre daqueles que serão eleitos para nos representar. Uma renovação eficaz acontece, quando o cidadão deixa de ser o objeto e passa a ser o sujeito das políticas públicas, ou seja, o protagonista, e não os seus representantes. Renovar, não significa apenas trocar os representantes atuais, mas sim, escolhê-los cada vez mais com sabedoria, pois já que “todo o poder emana do povo”, segundo a nossa Constituição, devemos usar deste protagonismo para transformar nossa realidade e melhorar a qualidade de vida da nossa população fortalezense.

*Pedro França

Advogado e candidato a vereador de Fortaleza pelo Cidadania.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?