Logo O POVO+
MPCE vai divulgar detalhes sobre maior operação contra sonegação fiscal no Estado
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

MPCE vai divulgar detalhes sobre maior operação contra sonegação fiscal no Estado

Segundo o organismo, trata-se de operação que tem como alvo empresa do ramo de alumínio com sede em Jaguaribe, que opera também na Bahia, Sergipe, Maranhão, Piauí e São Paulo
Tipo Notícia
Procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro (Foto: Thais Mesquita/O POVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro (Foto: Thais Mesquita/O POVO)

Nesta sexta-feira, às 11 horas, o Ministério Público do Ceará, tendo à frente o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, vai divulgar, em coletiva, detalhes da terceira fase da Operação Aluminum, que descobriu o envolvimento de mais servidores públicos em crimes de sonegação fiscal e corrupção. Essa investigação tem como alvo a empresa Bandeira indústria de Alumínio Ltda, com sede em Jaguaribe.

A Justiça expediu mandado de prisão temporária contra um auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado, além de mandados de busca e apreensão em Fortaleza e no Crato.

A investigação do MPCE, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), começou em 2018 após recebimento de informação fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado, noticiando evidência de um gigantesco esquema criminoso voltado, em especial, para crimes contra a ordem tributária, tendo como principal beneficiária a empresa Bandeira Indústria de Alumínio Ltda.

De acordo com o MPCE, a Bandeira mantém relações comerciais com diversas empresas de fachada sediadas no Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Bahia e São Paulo. Juntas, teriam movimentado R$ 5,5 bilhões nos últimos cinco anos. Estima-se que a Bandeira, sozinha, tenha sonegado cerca de R$ 220 milhões de 2014 a 2018. O MPCE acredita que seja a maior operação contra sonegação fiscal já ocorrida no estado do Ceará.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?