Logo O POVO+
Anuário do Ceará: os vereadores mais influentes
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Anuário do Ceará: os vereadores mais influentes

Tipo Opinião
Anuário do Ceará 2020-2021 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Anuário do Ceará 2020-2021

A tradicional pesquisa do Anuário do Ceará sobre os vereadores mais influentes de Fortaleza, realizada todos os anos presencialmente, ocorreu, nesta edição, via plataformas digitais por causa da Covid-19. O vereador que ocupa a primeira colocação pelo segundo ano consecutivo é o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), com 27 indicações dos colegas. O parlamentar é, também, representante da Câmara no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, criado pelo Estado para deliberar sobre ações de prevenção e combate à Covid-19 na Capital. Logo em seguida, aparecem Ésio Feitosa (PSB), líder do prefeito, e Adail Júnior (PDT), 1º vice-presidente da Casa. As três primeiras colocações se igualam às da edição anterior do Anuário do Ceará. São citados ainda Didi Mangueira (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Dr. Eron (PDT), Idalmir Feitosa (PSD), Sargento Reginauro (Pros), Benigno Júnior (PP) e Julierme Sena (Pros). A pesquisa foi realizada de 17 de abril a 13 de maio. A resposta é secreta e cada parlamentar é convidado a indicar até três vereadores, em exercício, que consideram influentes na Câmara. Não é permitido votar em si próprio.

Anuário 2020-2021

Bom lembrar: o Anuário do Ceará 2020/21 será lançado hoje, em live, às 17 horas, tendo á frente a presidente do Grupo O POVO, Luciana Dummar, e o editor da publicação, Jocélio Leal. No ato, o governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio e convidados.

"Meninas do Ceará"

Na próxima sexta-feira, às 15 horas, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa lançará o relatório "Meninas no Ceará: a trajetória de vida e de vulnerabilidades de vítimas de homicídio". Tudo on-line, pelos canais da Assembleia.

Bonde dos desejos

A empresa Forteks Engenharia e Serviços Especiais Ltda foi a vencedora da licitação da Secretaria do Turismo para conclusão de obras remanescentes do bondinho de Ubajara. A empresa que tocava a obra quebrou. Falta menos de 15% para a conclusão da restauração.

Alô, Turista!

A Praça Luiza Távora, em clima de reforma, ganhou uma unidade do 3º Batalhão de Policiamento do Turismo (BPTur). Vai operar em espaço da Ceart, devendo operar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Soma-se ao efetivo da PM ali 24 horas. 

Patrimônios

Em sua prestação de contas para a Justiça Eleitoral, o candidato a prefeito de Fortaleza pelo PDT, José Sarto, declarou R$ 1.576.407,67 de bens em seu nome. Já o Capitão Wagner, postulante do Pros ao Paço, declarou R$ 1.267.695,63.

13,7

milhões de desempregados registra hoje o Brasil. Segundo dados do IBGE, um exército que precisa ser atendido para que se evitem problemas futuros.

Água e pandemia

O técnico e pesquisador Mozar Brandão Júnior, que integra quadros da Cagece, acaba de lançar o e-book "Água.... Vamos deixar ser o veículo de futura pandemia?" Trata-se de trabalho inédito sobre a questão da água e a Covid-19. Com muitos dados interessantes.

Memória virtual

Você sabia que há uma lei instituindo o Memorial Virtual das Vítimas da Covid-19 no Ceará? É de autoria do deputado Marcos Sobreira (PDT) e foi sancionada pelo governador Camilo Santana (PT) na última semana. Deve ser para nos lembrar que o vírus é real e mata.

Aldir Blanc

A partir de hoje, artistas, grupos coletivos, agentes culturais e espaços artísticos poderão se inscrever para receber o benefício da Lei Aldir Blanc no âmbito da Prefeitura de Fortaleza (mapacultural.fortaleza.ce.gov.br). O cadastro vai até o próximo dia 30.

Sem licença

A candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo PT, Luizianne Lins, define nas próximas horas a agência que vai cuidar da sua campanha eleitoral. Ela não deve se licenciar o mandato para entrar na campanha eleitoral, segundo assessores.

Leia também | Conin prega união total no PT de Fortaleza

Sobe

TCU e TCE, que fizeram sua parte no que diz respeito a listar políticos com contas desaprovadas e que não deveriam disputar mandato.

Desce

Sinalização horizontal da cidade. Na grande maioria das ruas e avenidas, aparece apagada ou sem visibilidade, sério risco para acidentes.

Horizontais

O Museu da Fotografia Fortaleza reabre amanhã para visitação, após período fechado por conta da pandemia. Com todo protocolo sanitário, das 12 às 17h de terça à domingo. /// Atriz Karla Karenina comemora. Hoje volta a aparecer na Globo, mais precisamente na novela "Força do Querer", onde interpreta a fiel empregada, Dita. /// Saiu publicado no Diário Oficial do Município o edital do Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo 2020. Com inscrições de 1º a 16 de novembro (regulamento no www.fortaleza.ce.gov.br). /// Só lembrando: "E se o voto fosse facultativo no Brasil?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?