Logo O POVO+
Sindicato das Escolas Particulares protesta contra volta às aulas só em outubro
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sindicato das Escolas Particulares protesta contra volta às aulas só em outubro

Depois do Sindicato Apeoc, representante dos professores, divulgar nota protestando contra o retorno de aulas a partir de 1º de outubro, eis que o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará também divulga nota. Diz respeito à retomada das aulas presenciais do EJA, 1º, 2º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio. A entidade queria a volta à aulas logo nesta semana. Confira:
Tipo Notícia
Camilo Santana é governador do Ceará (Foto: REPRODUÇÃO FACEBOOK)
Foto: REPRODUÇÃO FACEBOOK Camilo Santana é governador do Ceará

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Ensino do Ceará, Sinepe-Ce, recebeu com surpresa e insatisfação o decreto 14.800, de 20 de setembro de 2020, sobre as próximas etapas da retomada da educação. O Sinepe-Ce defende que o retorno das aulas presenciais deve ser imediato. Não há motivos para que a nova etapa de retomada comece apenas no dia 1º de outubro. Não há impedimentos epidemiológicos e assistenciais para que o retorno não aconteça de forma imediata. Não entendemos o posicionamento do Governo não autorizando o retorno já nesta semana. As escolas e faculdades já investiram em adequação do ambiente e infraestrutura, compras de EPI’s, readequação de calendários escolares e treinamento de equipe para a retomada. Os protocolos foram baseados em estudos e orientações nacionais e internacionais de saúde.

A primeira etapa do retorno às aulas mostrou que é segura a retomada e que as escolas estão prontas para receber seus alunos. Todas as instituições de ensino estão cumprindo, diariamente e de forma categórica, todas as orientações de prevenção e cuidado. Prolongar o fechamento das escolas e faculdades trará danos e contribuirá para o aumento da desigualdade social em nosso país. A educação é um serviço essencial e não deve ter o seu retorno adiado por mais tempo, uma vez que a qualidade do aprendizado dos alunos está em jogo. Importantes e renomadas instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundação das Nações Unidas para Infância (Unicef) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) defendem a retomada das aulas presenciais nas escolas e faculdades, em cada município e tão logo a epidemia permita, e afirmam que os governos devem priorizar a continuidade da educação.

As instituições de ensino particular do Ceará estão tomando todas as medidas necessárias para um retorno seguro e responsável. Retorno este que é aguardado desde julho, quando o Governo do Estado anunciou que a retomada aconteceria a partir do dia 20 daquele mês. Há mais de três meses as escolas vêm preparando protocolos sanitários para receber as crianças e os adolescentes.

Vale enfatizar que os pais têm o direito de escolher entre o ensino remoto ou presencial, pauta essa defendida e apoiada pelo Sinepe-Ce ao lançar a campanha #DireitoDeEscolha. E seguimos trabalhando para garantir a segurança de todos os professores, alunos, colaboradores e familiares, cumprindo rigorosamente os protocolos para a retomada das aulas presenciais.

*Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Ensino do Ceará.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?