Logo O POVO+
Escolas da rede pública cearense vão receber placas de energia solar
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Escolas da rede pública cearense vão receber placas de energia solar

O investimento previsto será de R$ 9,1 milhões, do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (Fiee)
Tipo Notícia
Lista de escolas beneficiadas (Foto: banner)
Foto: banner Lista de escolas beneficiadas

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará realiza licitação para instalar módulos fotovoltaicos para geração de energia solar em 32 escolas públicas estaduais. A entrega de propostas de interessados ocorrerá nesta quarta-feira. O projeto prevê a aquisição, instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos em escolas da rede pública estadual, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões administrativas do Ceará. Foram utilizados critérios técnicos para a escolha das instituições, como maior consumo e retorno do investimento.

O certame, do tipo Maior Desconto, segundo a assessoria de imprensa da Seinfra, acontecerá na Central de Licitações do Estado, às 9h30min. O investimento previsto será de R$ 9,1 milhões, do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (Fiee).

“A Secretaria de Educação será nossa parceira neste projeto, porque entendemos que não haveria melhor ambiente para iniciarmos essa mudança de cultura, estimulando a geração de energia baseada em fontes renováveis, do que as escolas públicas, pelo seu poder transformador e multiplicador”, destaca o secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes. “A economia gerada nas contas de energia vai retornar o investimento em 4,3 anos, em média”, completou.

Os sistemas serão instalados de acordo com cronograma estabelecido pela Seinfra, a partir de proposta apresentada e aprovada pelo Comitê Gestor do FIEE, com início previsto para ainda este ano e conclusão em 2022. A implantação dos sistemas é resultado da atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental.

DETALHE - O Ceará é, hoje, líder no Nordeste em geração solar e está no grupo de liderança em geração distribuída, que é a energia gerada pelo próprio consumidor, a partir de fontes renováveis, sendo o terceiro em geração solar distribuída no país. 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?