Logo O POVO+
Artigo - "Rede Federal/IFCE - 111 anos tecendo sonhos e criando oportunidades"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - "Rede Federal/IFCE - 111 anos tecendo sonhos e criando oportunidades"

Com o título "Parabéns, Rede Federal/IFCE! 111 anos tecendo sonhos e criando oportunidades", eis artigo de Ivan Oliveira, professor-doutor do IFCE. Ele destaca o papel dessa rede federal de ensino que aposta em inovação. Confira:
Tipo Opinião
Professor-doutor Ivan Oliveira (Foto: ARQUIVO)
Foto: ARQUIVO Professor-doutor Ivan Oliveira

Nessa quarta-feira, 23 de setembro de 2020, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) completou 111 anos de existência, com cerca de um milhão de matrículas e 60 mil servidores distribuídos pelas 661 unidades presentes em todos os estados do País.

Em terras de Dragão do Mar, a rede está presente por meio dos campi do IFCE espalhados em aproximadamente trinta municípios com quase quarenta mil matrículas e mais de quatro mil servidores/as.

Das escolas de aprendizes artífices (1909) aos institutos federais (2020), esta instituição vem tecendo sonhos, criando oportunidades e garantindo o efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas para os cidadãos brasileiros.

Neste aniversário institucional, temos muito a comemorar com o protagonismo dos campi nas ações de combate ao COVID-19, por exemplo, da produção de máscaras a álcool gel 70; coube a gestão reitoral o financiamento e a compilação das iniciativas. Por isso, precisamos reconhecer e parabenizar os/as diretores/as, servidores/as e estudantes envolvidos/as nestas importantes iniciativas em tempos de pandemia.

Ainda temos grandes desafios pela frente com o aprimoramento das nossas ofertas, de nossas estruturas físicas e de nosso sistema de garantias, direitos e liberdades aos servidores e às servidoras desta instituição centenária.

Destaco aqui a necessária atenção à oferta do ensino médio integrado/integral e outras vagas de nível médio que tem reservado 50% das vagas a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, sejam matriculados em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos; conforme prevista na Lei nº 12.711 de 2012.

Que os 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II continuem impactando a vida dos/as brasileiros/as com sua oferta de uma educação pública de qualidade, gratuita e principalmente presencial.

Que o IFCE receba, de presente em 2020, sua merecida mudança de modelo de gestão administrativa pelas mãos dos/as servidores/as e dos/as estudantes por meio de um processo sereno, propositivo e respeitoso.

Que o bom debate e a honestidade intelectual sejam marcas do processo eleitoral que se avizinha, honrando a vocação cearense para a cultura da paz, pois o ato de “ganhar ou perder” faz parte da vida institucional e é pressuposto básico em um ambiente democrático.

Não nos furtamos das críticas, mas também não arredamos o pé dos tratamentos respeitosos e cordiais com aqueles/as que discordamos.

Por fim, renovamos nossos votos de alegria e consideração com os/as servidores/as, as/os terceirizados/as, os/as estudantes, os/as diretores/as e com todo o “staff” da instituição.

Parabéns a todos/as por nossos 111 anos de Educação Profissional, Científica e Tecnológica!

*Ivan Oliveira,

Professor-doutor do IFCE.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?