Logo O POVO+
Lei Aldir Blanc -Secult/CE lança mais dois editais
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Lei Aldir Blanc -Secult/CE lança mais dois editais

Agora são os de Criação Artística e de Patrocínio a Festivais Culturais
Fabiano Piúba, secretario da Cultura do Ceará (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO Fabiano Piúba, secretario da Cultura do Ceará (Foto: Mauri Melo/O POVO).

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) está divulgando a abertura de inscrições, no site editais (http://editais.cultura.ce.gov.br/), para dois novos editais referentes à execução da Lei Aldir Blanc no Estado para apoio a projetos artísticos e culturais e a própria cadeia produtiva: o Arte Livre - Edital de Criação Artística e o de Edital de Patrocínio a Festivais Culturais. Os dois novos seguem com inscrições abertas: o Arte Livre - Edital de Criação Artística, até o dia 9 de outubro, e o Edital de Patrocínio a Festivais Culturais, até o dia 7 de outubro. Na última terça-feira, a Secult Ceará lançou um cronograma. Serão R$21.466.215,57 milhões distribuídos em 10 editais.

Os 10 editais são: Edital de Patrimônio Cultural; Edital de Cidadania Cultural e Diversidade; Edital Territórios Culturais e Tradicionais; Arte Livre: Edital de Criação Artística; Edital de Patrocínio a Festivais Culturais; Programa de Formação e Qualificação para o Setor Artístico/Cultural do Ceará; Chamamento Público para Programação Artística nos Espaços Culturais; Edital Cultura Viva; Edital para Aquisição de Obras de Arte e Edital para Aquisição de Acervo Bibliográfico para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Secult.

Arte Livre: Edital de Criação Artística

Edital aberto à inscrição de propostas de conteúdos artísticos-culturais em formatos diversos, com intuito de incentivar a livre criação artística e possibilitar a transversalidade e o intercâmbio entre as linguagens. Projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileiras, mais notadamente cearense, em qualquer expressão artística e/ou intelectual, apresentados e/ou desenvolvidos em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia nas seguintes modalidades: a) Criação e Desenvolvimento – concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais; e b) Pesquisa – desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras. A proposta poderá se relacionar com uma ou mais linguagens artísticas e/ou segmentos culturais (música, teatro, dança, circo, literatura, cultura alimentar, audiovisual, artes visuais, humor, moda, cultura popular e tradicional, dentre outras).

Edital de Patrocínio a Festivais Culturais

Edital específico voltado aos festivais culturais existentes que busca dinamizar o calendário do estado e a cadeia produtiva do setor artístico cultural. Considerando o potencial e a capacidade que os festivais têm para criar postos de trabalho, busca-se aquecer o setor de forma a descentralizar renda para trabalhadores (artistas, técnicos, produtores, dentre outros) que foram fortemente atingidos pela crise sanitária ocasionada pela Covid 19. O apoio aos festivais será por meio de patrocínio com base na Lei de 16.142 de 06/12/2016 que estabelece normas gerais sobre a política de Patrocínio na Administração Pública do Estado do Ceará. Esse edital terá como princípios a descentralização de atividades no território estadual e a priorização da contratação de agentes locais como forma de incentivar a retomada da cadeia produtiva e criativa composta pelos agentes cearenses.

SERVIÇO

*Para mais informações: http://editais.cultura.ce.gov.br/

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?