Logo O POVO+
Uma mulher no comando da Justiça do Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Uma mulher no comando da Justiça do Ceará

Tipo Notícia
Desembargadora Nailde Pinheiro (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo Desembargadora Nailde Pinheiro

A desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira foi eleita por unanimidade, nessa quinta-feira, a nova presidente do Tribunal de Justiça do Ceará. Com trinta e quatro anos dedicados à magistratura cearense, ela será a terceira mulher a ocupar a presidência do Judiciário estadual em 146 anos de existência da instituição. Antes, apenas as desembargadoras Águeda Passos (1999-2000) e Iracema do Vale (2016-2017) presidiram a Corte. Nailde Pinheiro Nogueira, que atualmente ocupa da vice-presidência do TJ, assumirá a presidência em janeiro de 2021 e cumprirá mandato de dois anos (2021 a 2022). "Minha eleição para a presidência do Tribunal de Justiça representa o compromisso com uma gestão aberta, transparente e participativa", disse ela, ao agradecer a escolha.

Made in Ceará

O artista plástico cearense Gerson Ipirajá vai representar o Brasil na exposição artística da ONU focada nos Direitos Humanos. A mostra integra a comemoração dos 75 anos da Instituição. Gerson vai expor em Nova York e Genebra a partir de 2021.

Sem concurso

A Ematerce voltará com atendimento presencial com menos de 10% do seu pessoal, pois a maioria é do grupo de risco (60 anos acima). Necessitando urgentemente de agrônomos e técnicos, vai contratar 140 bolsistas (terceirizados). E os concursados de 2018, nada.

Ordem em casa

O governador Camilo Santana visitou ontem bases da Polícia Militar. Com ele, o secretário Sandro Caron (SSPDS) e Comando da PM. Com direito a ouvir a tropa, depois do motim na corporação, em fevereiro deste ano.

Evangelizar…

Padre Reginaldo Manzotti
Padre Reginaldo Manzotti (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O POVO)

A Associação Evangelizar é Preciso confirma: o XIII Evangelizar Fortaleza - à frente o padre Reginaldo Manzotti, será realizado no dia 24 de outubro, a partir das 15 horas. Direto do auditório Jesus das Santas Chagas, na sede Obra Evangelizar, em Curitiba (PR).

 

...é Preciso

O Evangelizar Fortaleza, que integra o Calendário Oficial do Estado, será virtual para todo o Brasil e o mundo. O tema desta edição já foi escolhido: "Deus provê, Deus proverá". Haverá participações também ao vivo, a partir de Fortaleza, de convidados especiais.

Acolhida

Lar Amigos de Jesus inaugura, dia 1º de outubro, Casa de Travessia Solidária acolherá familiares do Interior e de outros estados que estão com crianças em tratamento na UTI do Hospital Infantil Albert Sabin e no Centro Pediátrico. No Vila União.

Lagartixa

Prossegue, até domingo, a Mostra Nacional Virtual de Contadores de Histórias nas Terras do Cariri. Reúne mais de 50 participantes de três países. Entre destaques, lançamento do ebook infantil "A lagartixa Lulu", da cearense e professora da Urca, Aline Bussons.

10

bilhões vai liberar o Governo Federal, via empréstimos, para microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte. Refresco nesta pandemia.

Viva a lagosta!

O pesquisador Raul Cruz, cientista-chefe da Funcap, fará live hoje, às 16 horas, no canal do Youtube da fundação, para divulgar pesquisa expondo bons resultados do defeso da lagosta no Estado. Apesar da pouca estrutura do Ibama para fiscalizar.

Remendo caro

Por que a Prefeitura, quando vai implantar um binário, não faz logo um recapeamento asfáltico no local? Em ruas do bairro da Parquelândia, por exemplo, a sinalização horizontal teve que ser refeita. Depois de um tapa-buracos cobrado por moradores.

Sobe

Tutores de cães, principalmente, que conseguem compreender que animais domésticos não podem estar em Unidades de Conservação como o Parque do Cocó.

Desce

Enel e Cagece, que voltam a liderar ranking das reclamações da clientela junto ao Procon Fortaleza. Ainda bem, com boa pressão, reabrem sempre renegociações.

Horizontais

Fica entre nós a saudade do jornalista Newton Pedrosa (80), que nos deixou ontem vítima de câncer. Era um profissional crítico, duro, mas de um grande coração. /// Leitora Marília Carvalhêdo diz que a iluminação da Praça Luíza Távora, onde faz exercícios físicos, acende às 17horas. Já reclamou, mas nada de providência contra o que chama de desperdício de energia. /// O comércio promete reforçar a publicidade, de olho na venda do Dia das Crianças, na próxima semana. /// Só lembrando: "E a porteira da campanha eleitoral será aberta domingo. Aguenta, eleitor!!"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?