Logo O POVO+
Após 8 anos, Governo do Ceará assina memorando de entendimento para Usina de Itataia
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Após 8 anos, Governo do Ceará assina memorando de entendimento para Usina de Itataia

O empreendimento deverá começar a operar em 2023 e produzirá fosfato uranífero, além de fertilizantes, gerando cerca de 2,5 mil empregos
Tipo Notícia
 (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO

O governador Camilo Santana e representantes das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) e da empresa Galvani assinaram há pouco, no Palácio da Abolição, o memorando de entendimento entre o Governo do Estado e o Consórcio Santa Quitéria para instalação da Usina de Itataia, no município de Santa Quitéria, a 212 quilômetros de Fortaleza.

O empreendimento, que deverá começar a operar em 2023, produzirá fosfato uranífero, além de fertilizantes. Segundo o governador Camilo Santana, cerca de 2,5 mil empregos deverão ser gerados com a instalação da usina, que terá investimento de US$ 400 milhões (R$ 2,1 bilhões). A primeira vez que o Estado assinaria o documento foi em 2012, ainda na gestão Cid Gomes, com previsão de funcionamento em 2016.

Segundo o novo memorando, o Estado assegura infraestrutura de abastecimento de água, energia elétrica e acesso rodoviário, capacitação e apoio tecnológico.

"Não temos medido esforços para atrair novos investimentos para o Ceará", comentou Camilo Santana.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?