Logo O POVO+
Artigo - "Confiança na capacidade cearense"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - "Confiança na capacidade cearense"

Com o título "Confiança na capacidade cearense", eis artigo de Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará. Ele comemora alguns resultados do Estado nestes tempos de pandemia. Confira:
Tipo Opinião
Maia Júnior, titular da Sedet (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo Maia Júnior, titular da Sedet

No momento mais agudo da pandemia Covid-19, afirmei que o Ceará tinha capacidade de superar a consequente crise econômica com maior velocidade que a maioria dos estados brasileiros. Não era "chute". Entre janeiro e agosto deste ano, houve saldo positivo na abertura de empresas (38.404).

Em julho, o Ceará gerou 5.727 empregos com carteira assinada, melhor resultado do Nordeste e sexto do País. A produção industrial foi a que mais cresceu no Brasil: 34,5%, enquanto a região Nordeste registrou média de 17,5%. Indicadores da capacidade do cearense de agir e reagir com dinamismo.

Essa competência, contudo, não aconteceu por acaso. Recordo que há décadas o Ceará alimentava o desejo de sediar uma siderúrgica e uma refinaria. Mas esbarrava em questionamentos dos investidores: o Ceará possui um porto de águas profundas? Ou garantia de água e energia para grandes projetos?

Hoje, o Ceará possui um dos melhores portos do Brasil; tem a única ZPE em operação no País; é exportador de energia; e, com o reforço das águas do rio São Francisco, oferece melhor garantia hídrica. Além disso, o Ceará é o estado mais conectado com banda larga no Brasil e possui um entroncamento de 14 cabos submarinos de fibra ótica.

O avanço mais relevante, contudo, foi em termos de capital humano. O Ceará possui uma considerável rede de universidades (oito), escolas profissionalizantes (122) e conta com o competente apoio dos sistemas S. Além disso, vem alcançando resultados notáveis no ensino fundamental e médio em relação ao País, posicionando, respectivamente, 73 e 23 escolas entre as 100 melhores.

E esse potencial - que está se articulando num sistema que inclui inovação, ciência e tecnologia e projetado para dar sustentação ao desenvolvimento futuro do Ceará - já está sendo reconhecido: no ranking de competividade (CLP) o Ceará é líder nas regiões Norte e Nordeste.

Graças ao interesse pelo planejamento de médio e longo prazo, uma política fiscal responsável, capacidade de honrar compromissos, facilidades para abertura de empresas, infraestrutura e capital humano estamos sendo reconhecidos como um ambiente favorável a negócios.

Reconhecimento que renova nossa confiança na capacidade dos cearenses de enfrentar e superar adversidades. Assim que os ventos se tornem favoráveis, vamos avançar de forma acelerada. Estamos prontos para crescer.

*Maia Junior,

Secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?