Logo O POVO+
Padarias reajustam preço do pão no Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Padarias reajustam preço do pão no Ceará

Tipo Opinião

As padarias cearenses amanhecem com o pão, bolos, salgados e outros produtos do setor com o preço reajustado entre 10 e 15 por cento. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria, Angelo Nunes, uma consequência de três aumentos já registrados no preço do trigo, que é importado, pelos moinhos. "Com as oscilações do dólar sobre o trigo, que vem do exterior, os moinhos aumentaram a tabela em 20%. Nós tivemos que repassar agora o reajuste, mesmo com risco de redução do consumo", explica o dirigente sindical. O trigo é principal matéria-prima do setor e, de acordo com Angelo, a tendência é que venham mais aumentos. As padarias, no entanto, diz ele, estão fazendo todo esforço para não mais repassar nada neste ano. São mais de 1.800 filiadas no Estado.

Aglomerações

Enquanto alguns candidatos na Capital tentam cumprir regras sanitários para evitar aglomerações, no Interior, a maioria não respeitou regras de distanciamento. Ou seja, governo e TRE vão ter muito, muito trabalho neste começo da campanha eleitoral.

Prorrogação

O Tribunal de Contas do Estado anuncia: administradores e responsáveis estaduais e municipais têm agora até o dia 12 de novembro próximo para apresentar as contas anuais de gestão relativas ao exercício de 2019. Ainda efeito pandemia do novo coronavírus.

Mugindo fino

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado quer encontro com o governo estadual. De acordo com o presidente da entidade, José Antunes Mota, hora de pedir apoio para amenizar preços elevados do sorgo e milho, principais ração do renho leiteiro.

 

Manoel Cardoso Linhares (Foto: Tatiana Fortes - O POVO)
Foto: TATIANA FORTES
Manoel Cardoso Linhares (Foto: Tatiana Fortes - O POVO)

Conheça o País

O cearense Manoel Cardoso Linhares, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), estima que o turismo no País só vai se recuperar de vez daqui a dois anos. "Até lá, o segmento deve reforçar mais do que nunca o turismo regional", acrescenta ele.

Nova Indústria

Um grupo de 10 economistas, chefiado por Carlos Prado, vice-presidente da entidade, Carlos Prado, elabora o documento "Nova Indústria do Ceará". A proposta será entregue ao Governo como contribuição à retomada econômica e será divulgada em outubro.

Semiaberto

O Conselho Penitenciário do Estado continua incompleto e com presidente interino, no caso o advogado Cláudio Justa. Ainda faltam o Ministério Público Estadual e o Conselho Regional de Medicina indicaram seus representantes junto ao colegiado.

 

72

mil reais em dinheiro falso já foram apreendidos, neste ano, pela Polícia Federal no Ceará. A maioria dessas notas é comprada via internet e chega pelos Correios.

 

Isenção

Aguarda aval do governador Camilo Santana (PT) um projeto de indicação, aprovado pela Assembleia, que estende a isenção do IPVA para o transporte de turismo. O autor é o deputado Salmito Filho (PDT), otimista com possibilidade do projeto virar mensagem.

O binário será entregue neste sábado, dia 31/12
Foto: DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE FORTALEZA
O binário será entregue neste sábado, dia 31/12

Binários

A Prefeitura de Fortaleza fez balanço e informa: de junho de 2014 até hoje, implantou 26 binários e 1 trinário e reordenou o trânsito em várias ruas. Mais de 45 bairros, além das áreas adjacentes, foram contemplados com esse tipo de intervenção.

Binários 2

Ganharam binários o Conjunto Ceará, Bom Jardim, Itaperi, Maraponga, Vila Manuel Sátiro, Parque Santa Rosa, Messejana, Jóquei Clube, Bela Vista, Parangaba, Granja Portugal, Praia de Iracema, Montese, Papicu, Aldeota, Rodolfo Teófilo e agora a Parquelândia.

 

SOBE

Secretaria do Meio Ambiente do Ceará e o Programa Cientista-Chefe, que estão elaborando o Planejamento Costeiro e Marinho do Estado. E precisa!

 

DESCE

Advocacia Geral da União que, com a promoção de 607 procuradores, agora tem mais chefes que chefiados. Isso tudo feito antes da reforma administrativa.

 

HORIZONTAIS

Bom lembrar que hoje as lojas de rua e dos shoppings de Fortaleza não vão abrir. É feriado pelo Dia do Comerciário. Mesmo após 78 dias do comércio fechado. /// A Azul confirma: mês que vem, volta a operar com 500 voos diários. Para 85 destinos. /// O Ceará conta agora com representação do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, tendo à frente Flávio Liffeman. Posse amanhã, às 17h, pelo canal do Youtube do CNCP Brasil. /// Por que as empresas de transporte intermunicipal não atendem telefones nos fins de semana? A clientela fica na saudade. /// Só lembrando: "Que a campanha eleitoral seja limpa. Nos discursos e nas ruas."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?