Logo O POVO+
Covid-19: pandemia chega ao TRE e assusta mesários
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Covid-19: pandemia chega ao TRE e assusta mesários

Tipo Opinião

Em menos de um mês após o retorno, mesmo que parcial, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) já registrou pelo menos 7 casos de servidores com a Covid-19, incluindo contaminação entre servidores no local de trabalho. Dois chefes de cartório já pediram afastamento: um adiantou aposentadoria e um alegou estresse. Servidores reclamam que mesários não têm aderido ao serviço voluntário nas eleições como nos anos anteriores. O temor é de infecção pelo novo coronavírus. A evasão dos mesários fez o TRE do Ceará estimular novamente os universitários a participarem como mesários, mas, segundo informações de bastidores, a ideia não teve tanto efeito prático assim. A campanha apelando pelo voluntarismo continua na mídia. 

Edital no forno

Hoje, às 10 horas a Agência Reguladora do Ceará promove reunião virtual. A ordem é obter subsídios para aprimorar minuta do edital de licitação referente às áreas de operação 2 e 5 do sistema de transporte rodoviário intermunicipal do Estado. O edital sai em breve.

Edital no forno 2

O governo estadual deve lançar, mês que vem, a licitação da Estação de Dessalinização da Praia do Futuro. Os estudos foram concluídos pelo consórcio GS Inima/Fujita Engenharia. O edital - investimento de R$ 500 milhões, é para construção e operação do projeto.

Grupo de risco

A Justiça do Trabalho do Ceará concedeu mais 16 liminares favoráveis ao pagamento do adicional de insalubridade - de 40%, aos profissionais de saúde de hospitais particulares e filantrópicos. O benefício já vem na conta de outubro. Pesou a pandemia da Covid-19.

Marcos Renan Palácio, promotor de Justiça (Foto: Mauri Melo/O POVO).
Foto: Mauri Melo
Marcos Renan Palácio, promotor de Justiça (Foto: Mauri Melo/O POVO).

Direito ao silêncio

O promotor de justiça Marcus Renan lançou edição ampliada do clássico "O Direito ao Silêncio no Processo Penal", pela Editora Fórum. Num trabalho de fôlego, o autor compara legislações do Brasil, Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha e EUA nesse aspecto.

Menos de dez

Em seu site, o Tribunal de Contas do Ceará está divulgando nova lista onde expõe processos que devem ser suprimidos/desconsiderados da relação dos "ficha suja" que encaminhou ao TRE. São menos de 10 nomes nessa nova listagem. Uma pena.

Hora do melão

A primeira carga de melão cearense para a China já tem data de exportação: dia 26 de outubro. A informação é de Luís Roberto Barcelos, presidente do grupo responsável pela operação, a Agrícola Formosa. A ministra Tereza Cristina (Agricultura) virá para o ato.

Agronegócio

O Agropacto, encontro semanal da Federação da Agricultura do Ceará, vai ser retomado a partir de hoje, às 8 horas, na sede do Sistema Faec/Senar. João Pratagil, pesquisador da Embrapa, apresentará o estudo Agronegócio - 1995 a 2020.

Arcanjos

A tradicional Festa dos Arcanjos, promoção da Comunidade Católica Shalom, acontece hoje, dia dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, a partir das 15 horas, no Shalom da Paz. Seguirá até as 19 horas, com missa presidida pelo padre Antônio Furtado.

Além fronteiras

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará foi autorizada a certificar produtos artesanais de origem animal como queijo, mel e pescados. O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, autorizou a certificação, o que abre mercados.

Futuro consumidor

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), do Ceará, acaba de lançar um e-book com 50 dicas práticas sobre Finanças Pessoais, voltado para a criançada. Foi elaborado pela técnica Darla Lopes e tem ilustrações de Samuel Pedro.

Sobe

Primeiro ano da gestão de Ricardo Cavalcante à frente da Federação das Indústrias do Estado. Além de produtiva, solidária nestes tempos de pandemia.

Desce

Secretaria de Comunicação da Presidência da República divulgando dados de que as queimadas reduziram no País. Para especialistas, mentira, pura mentira.

Horizontais

Em ato virtual, toma posse amanhã, às 18h30min - plataforma Google Meet, a nova diretoria do Sindicato dos Servidores do IFCE. Cumprirá biênio 2020/2022. /// Há candidatos a vereador com bens declarados à Justiça Eleitoral bem maiores do que os bens declarados por candidatos a prefeito de Fortaleza. Coronel Bezerra (Republicanos), por exemplo, tem patrimônio avaliado em R$ 4,9 milhões. /// Da recente lista dos 238 bilionários brasileiros divulgada pela revista Forbes, 16 são cearenses. Apenas. /// Só lembrando: "E aí, já apertou a mão de algum candidato a prefeito hoje?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?