Logo O POVO+
Servidor estadual terá Previdência Complementar
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Servidor estadual terá Previdência Complementar

Tipo Opinião

Vem aí a CE-Prevcom, a fundação de previdência complementar do Estado do Ceará, que fará a gestão do plano de previdência complementar dos servidores públicos civis estaduais. O novo órgão está em fase de implantação, em consonância com sua aprovação pela Lei Complementar nº 185, com o seu Estatuto constante do anexo do Decreto estadual nº 33.564, e com a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Os conselhos Deliberativo e Fiscal foram compostos com participação exclusivamente de servidores de carreira, com representantes de todos os poderes, TCE, Defensoria Pública e Ministério Público. Essa implantação conta com o apoio legal da Cearaprev, a fundação de previdência social do Estado, que tem como gestor João Marcos (ex-Sefaz).

A Cearaprev, por sua vez, trata da previdência do servidores ativos, aposentados, militares reformados e da reserva remunerada, todos integrantes dos atuais quadros do Estado, e dos respectivos pensionistas do regime próprio de previdência social estadual. Já a CE-Prevcom chegará com o objetivo de complementar a aposentadoria dos futuros servidores civis que ganharem acima do teto do regime geral.

São Francisco

Começa, na madrugada desta terça-feira, a tradicional festa de São Francisco de Canindé. Com o tema "São Francisco e a Eucaristia", seguirá até o dia 16, com atos e romaria virtuais e transmissão pela Rede Vida e redes sociais do santuário.

Política de dados

Nem tudo é pandemia. O Ceará vai ganhar, ainda neste ano, mais dois acordos importantes envolvendo o governo estadual e o setor privado que resultarão na chegada de mais dois data centers. As negociações com grupos interessados estão sendo finalizadas.

Subsídios

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado recebe hoje uma comitiva de 21 servidores da Administração Penitenciária do Pará, além do secretário Jarbas Vasconcelos. O grupo conhecerá, até sexta-feira, práticas da gestão prisional que hoje é modelo no País.

Prefeito Roberto Claudio (Fotos: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: FCO FONTENELE
Prefeito Roberto Claudio (Fotos: Fco Fontenele/O POVO)

Refis municipal

Assim como fez o Estado, a Prefeitura de Fortaleza pode conceder um Refis aos contribuintes. O prefeito Roberto Cláudio conversa sobre a mensagem com o Ministério Público Eleitoral para buscar formas que não gerem algum tipo de conotação política.

Criança antenada

Brinquedo que nada. Com a crise nas fábricas de plástico em São Paulo, lojistas de Fortaleza vão apostar em promoções nos seguintes itens: games, eletroeletrônicos (haja celular), calçados e roupas. A CDL está otimista e espera boas vendas.

Ex-presidente Lula
Foto: CARL DE SOUZA / AFP
Ex-presidente Lula

Lula na tela

Luizianne Lins vai contar com reforço em sua campanha eleitoral: a presença do ex-presidente Lula, por meio de depoimentos que serão veiculados na propaganda eleitoral. Ele vai destacar o compromisso de Luizianne de "cuidar das pessoas".

Vice-governadora Izolda Cela
Foto: DIVULGAÇÃO GOVERNO DO ESTADO
Vice-governadora Izolda Cela

Rumos do governo

A vice-governadora Izolda Cela desembarca de vez na campanha pró-Sarto prefeito de Fortaleza. Ao lado de Carol Bezerra, primeira-dama municipal, e de Nathália, mulher do candidato, terá agenda específica, carimbando de vez apoio indireto de Camilo Santana.

Cardápio verde

A Região da Ibiapaba está apostando agora em novas culturas. Com incentivos do governo estadual, os produtores investem no plantio do tomate, brócolis e da pitaia, uma fruta exótica originária da América Central e que sempre aparece no cardápio de quem faz dieta.

41 mil condutores já experimentam alívio com o Complexo Viário Senador José Dias Macêdo, entregue pela gestão municipal no fim de semana. Ufa!!

Pela natureza

Tramita, na Câmara, projeto de lei quer reduzir descarte inadequado de "bitucas" de cigarro no País. O autor é José Guimarães que quer usuários responsáveis pelo descarte dos filtros remanescentes em equipamentos coletores apropriados. Sob pena de multa.

SOBE - Investigações do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do MPCE, que têm desarticulado organizações criminosas importantes do Ceará.

DESCE - Bate cabeça do governo federal em relação aos programas sociais. O reflexo se pode ver pela reação do mercado.

HORIZONTAIS - Hoje, às 10 horas, no auditório da Esmec, o TRE vai reunir partidos e emissoras de rádio e TV para definir rateio do horário eleitoral gratuito. As veiculações começam sexta-feira. ///Já tem candidato a reitor pela situação no IFCE. É o professor Wally Menezes, pró-reitor de Pesquisa e Inovação. Dos 33 diretores-gerais dos campi da Instituição, já contaria com o respaldo de 32./// Camilo Santana e Roberto Cláudio vão entregar hoje a Praça Mauá, no Pan-Americano. Toda revitalizada. /// Vem aí o II Seminário Espírita Amor e Reforma. Em Fortaleza, de 17 a 20 de novembro (@searseminario). /// Só lembrando: "E aí, eleitor, começou a se animar nesta campanha eleitoral?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?