Logo O POVO+
Bens de candidato a prefeito e de deputado são bloqueados por violação às normas sanitárias em Parambu
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Bens de candidato a prefeito e de deputado são bloqueados por violação às normas sanitárias em Parambu

A decisão, segundo a assessoria de imprensa do MPCE, atende a uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Parambu
Tipo Notícia
Genecias Noronha, deputado do Solidariedade, desbancou Eduardo Bismarck (PDT) (Foto: Nayana Melo.)
Foto: Nayana Melo. Genecias Noronha, deputado do Solidariedade, desbancou Eduardo Bismarck (PDT)

O Ministério Público do Estado, por meio da 3ª Vara da Comarca de Tauá (Região dos Inhamuns), decretou o bloqueio de bens e valores do candidato à Prefeitura de Parambu, Rômulo Mateus Noronha, e do deputado federal Genecias Mateus Noronha, no montante, respectivamente de R$ 100 mil e R$ 50 mil.

A decisão, segundo a assessoria de imprensa do MPCE, atende a uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Parambu, na última quarta-feira. O MPCE ingressou com a ACP após o candidato e o deputado terem realizado evento eleitoral em desacordo com as normas sanitárias de combate à pandemia.

O Caso

A Promotoria de Parambu recebeu informações de que em 3 de outubro o candidato e o deputado promoveram um evento de natureza político-eleitoral no local denominado “Haras G”, de propriedade do deputado federal Genecias Noronha. Conforme apurado pelo MPCE, a convocação para o ato eleitoral foi feita pelo deputado federal, tendo sido amplamente divulgada em redes sociais com o objetivo de reunir pelo menos 100 pessoas. Foi verificado que o evento aglomerou inúmeros eleitores e correligionários políticos, sem o uso de máscaras em total inobservância às normas sanitárias.

A Promotoria de Justiça da 19ª Zona Eleitoral, que abrange Tauá e Parambu, já havia oficiado o candidato à Prefeitura e o presidente do Diretório Municipal do Partido Solidariedade, solicitando informações sobre o evento. Também havia alertado sobre a necessidade de cumprimento das normas sanitárias vigentes. No entanto, o que é observado pelo Ministério Público é que o candidato vem realizando a campanha, com ampla divulgação nas redes sociais, sem observar as medidas de prevenção em relação à pandemia, tais como distanciamento social e uso de máscaras.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?