Logo O POVO+
Enfrentamento à violência doméstica e o aprendizado
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Enfrentamento à violência doméstica e o aprendizado

Tipo Opinião

Atualizada às 9h29min

"Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher" eis o título do curso de extensão ofertado pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane), da Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio do Unicef e Uece. Os números de casos já eram assustadores e, com a pandemia da Covid-19, a violência familiar aumentou consideravelmente. O curso surge com a proposta de ampliar o conhecimento dos agentes públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil em relação às melhores práticas voltadas ao combate à violência e formação/conscientização sobre o enfrentamento à violência contra mulher e o feminicídio. A iniciativa, em formato de ensino a distância (EAD), conta com 140 horas/aula e é composta por 12 fascículos, 12 videoaulas e 12 radioaulas, todos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aos inscritos. Os fascículos estarão disponíveis todas as quartas-feiras (a partir do dia 4/11, encartados no O POVO), as videoaulas às quintas-feiras, na TV O POVO (a partir de 5/11, às 9h30min e reprise no dia seguinte, às 18 horas), e as radioaulas aos sábados, na O POVO CBN AM 1010, (a partir de 7/11, às 10 horas). Todo o conteúdo será veiculado por 12 semanas seguidas..

Conteúdo

No endereço cursos.fdr.org.br é possível conferir conteúdo programático e perfil dos autores de cada módulo. A coordenação de conteúdo é da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Leila Paiva. Valéria Xavier é a coordenadora-geral do projeto.

Amnésia política

Falando em Dom Aloísio dar nome a Centro Cultural (antigo IPPOO), é do vereador Iraguassu Filho projeto que dá nome de "Irmã Breves", a um equipamento de saúde. Até hoje, nada de loas a quem fundou aqui a primeira escola de enfermagem no Nordeste.

Via celular

Ainda neste ano, o Sindiônibus vai implantar o pagamento da passagem por meio de QR Code e aproximação do celular. "Com isso, vamos poder receber esses pagamentos. A parte física para isso foi instalada nos ônibus", informa o presidente Dimas Barreira.

SOBRAL - CE, BRASIL, 20-2-2020: Retroescavadeira utilizada pelo senador licenciado Cid Ferreira Gomes para tentar entrar 3º Batalhão da Polícia Militar, em Sobral, durante o motim do PMs. Cid foi atingido por dois projéteis de .40
Foto: JÚLIO CAESAR
SOBRAL - CE, BRASIL, 20-2-2020: Retroescavadeira utilizada pelo senador licenciado Cid Ferreira Gomes para tentar entrar 3º Batalhão da Polícia Militar, em Sobral, durante o motim do PMs. Cid foi atingido por dois projéteis de .40

Alô, Cid!

Alguém se lembra da cena em que Cid Gomes jogou retroescavadeira sobre os portões de uma unidade da PM em Sobral? Pois trata-se do 3º Batalhão, que vai ganhar nova sede. A Superintendência de Obras Públicas acaba de lançar concorrência pública nacional.

Onde há fumaça...

A 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, organismo do MPCE, investiga casos de queimadas na Capital que possam configurar crime ambiental. Inquéritos policiais sobre o assunto já foram solicitados com aval do procurador-geral de justiça, Manuel Pinheiro.

Cadê você?

Em clima de queimadas registradas no Interior do Estado, muito se ouve falar da ação efetiva do Corpo de Bombeiros. Mas, pouco se ouve sobre algum tipo de medida enérgica contra quem pratica tal absurdo por parte do... Ibama.

Olho do empresário

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, vai puxar hoje, às 16 horas, no auditório da entidade, um ciclo de debate com candidatos a prefeito de Fortaleza. Sete postulantes serão sabatinados individualmente, por uma hora. O ciclo se encerra nesta quinta-feira.

Na cova dos...

Ainda sobre esse ciclo de debates, há expectativas quanto à participação de Luizianne Lins (PT). Ela pisará num reduto que questiona, com veemência, a Era Lula. Há, inclusive, empresários apregoando um tal voto útil para que ela não vá para o segundo turno.

4.436

armas de fogo apreendidas durante os nove meses deste ano. Superior ao mesmo período do ano passado 12,8%, quando foram registradas 3.930 apreensões, informa a SSPDS.

CearaRH 2020

Fortaleza será sede, dias 27 e 28 próximos, do VII Congresso de Gestão de Pessoas, o maior evento de recursos humanos do Estado. O tema central é "Gestão Humana - (RE) Construção". As inscrições estão abertas pelo site do evento que será virtual.

Sobe

Supermercados, que já expõem à vontade panetones, queijos e vinhos. É o clima natalino para amenizar o clima da pandemia.

Desce

Candidatos a prefeito de Fortaleza, que ainda não esmiuçaram sobre Plano B para enfrentar a crise pós-pandemia em 2021.

Horizontais

A Justiça mandou a gestora do Metrofor instalar banheiros para garantir o direito ao pipi de sua clientela. Agora, é saber se isso virá, no futuro, tipo rodoviária: com taxa pra pagar. E com segurança reforçada contra assédio. /// Será toda virtual a XI Tecnofrigorífico, a feira internacional da indústria e processamento de carnes, aves, pescados, logística e automação. De 25 a 27 de novembro (www.tecnofrigorifico.com.br). /// Só lembrando: "E aí, torcedor, está animado para o Clássico-Rei de hoje?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?