Logo O POVO+
Artigo - Líder de Bolsonaro traduziu o que o chefe pensa da Constituição Cidadã
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - Líder de Bolsonaro traduziu o que o chefe pensa da Constituição Cidadã

"A falácia antidemocrática do líder do governo não deve prosperar e já rendeu uma saraivada de críticas. Inclusive de ministros do Supremo Tribunal Federal. O problema é o que se reafirma, em nome do governo a cada barbaridade dessas", aponta em artigo o jornalista Gilvandro Filho
Tipo Opinião
Gilvandro Filho é jornalista (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Gilvandro Filho é jornalista

As palavras do líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, atacando a Constituição Federal que, na opinião dele, precisa ser mudada por ter muitos direitos e poucos deveres, são muito mais que um achincalhe à nossa Lei maior. Embora não seja surpresa, a julgar pelo nível de quem entra para a atual gestão federal e em torno dela gravite, os conceitos expelidos a respeito da Carta Magna pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR) é um atentado à Democracia. E uma heresia por tomar como exemplo o Chile, no momento em que os chilenos, por um plebiscito, enterram sua constituição que vem da ditadura militar de Augusto Pinochet, de execrável memória.

Sem querer ser repetitivo, mas a impressão que se renova é a de que falar bobagens e torna-las prática é uma espécie de pré-requisito para todos os candidatos a um cargo no governo. Seja na sofrível equipe de auxiliares diretos – está bem, não vou declamar os nomes de ministros inacreditáveis, deixa eles pra lá -, seja na entourage que Bolsonaro consegue reunir em torno de si. E olhe que falamos de uma semana que começou fértil, quando o próprio chefe contribuiu para este anedotário sem graça em torno da vacina. Foi o caso do apelo patético para “gastar com a cura”, menos que com a vacina, seja lá o que ele quis dizer com essa patacoada.

Não vale a pena. Igualmente, ficar na cantiga de sempre, falando mal do nosso legislativo. Não muda muito. Não melhora. O nível, ao que parece, é sempre decrescente. Faz lembrar uma figura completamente oposta ao deputado Barros que é o deputado Ulysses Guimarães, justamente o “pai” da Constituição Cidadã que, agora, um parlamentar de menor quilate quer esculhambar. Ulysses, lembremo-nos, quando questionado sobre o baixo nível do Legislativo, em certa época, devolveu, sábio como sempre: “Espere pra ver a próxima legislatura”. Não dá para se ufanar de uma Câmara que já teve Ulysses Guimarães e que hoje sofre à míngua com um Ricardo Barros.

Mas, o problema é o perigo que uma peroração desastrada dessas significa. É o fecho de lata do que pensam da Democracia e do papel social da Constituição o atual presidente da República, seus ministros e sua base de apoio político e parlamentar. Uma base que ganhou musculatura, em poder e em maldade, a partir do contrato de casamento, por interesses, firmado com essa banca de negócios, nem sempre republicanos, chamada de Centrão, agremiação a que pertencem o deputado Barros e o senador Chico Rodrigues, o guapo roraimense que aprecia uma modalidade bem peculiar de poupança, guardando dinheiro na cueca.

A falácia antidemocrática do líder do governo não deve prosperar e já rendeu uma saraivada de críticas. Inclusive de ministros do Supremo Tribunal Federal. O problema é o que se reafirma, em nome do governo a cada barbaridade dessas. O que Bolsonaro pensa de democracia e de tudo aquilo de nobre que a Constituição de 1988 trouxe ao País, é daí pra baixo.

Gilvandro Filho é jornalista

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?