Logo O POVO+
IFCE escolhe hoje seu novo reitor
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

IFCE escolhe hoje seu novo reitor

Tipo Opinião
VIRGÍLIO Araripe, reitor do IFCE (Foto: O POVO)
Foto: O POVO VIRGÍLIO Araripe, reitor do IFCE

Hoje é dia de eleição no Ceará. É para reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e ocorre das 8 às 20 horas, on-line (sistema helios voting). Nesse pleito, professores, alunos e técnico-administrativos têm mesmo peso (um terço cada um) e não há formação de lista tríplice. Ganha a disputa quem obtiver o maior número de votos. Quatro candidatos buscam o lugar do reitor Virgílio Araripe (foto) para o quadriênio 2021-2025: Wallys Menezes, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Júlio César, diretor do Campus de Maracanaú, e os professores João Tavares e Geraldo Freitas, do Campus Fortaleza. A comissão eleitoral promete não protelar a divulgação do vencedor peleja, que escolherá também os novos diretores dos 29 campi da Instituição, exceção do Pecém e Mombaça. Virgílio Araripe encerra mandato no dia 19 de fevereiro próximo.

Questão de ordem

O presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas, terá reunião hoje, às 10 horas, com o presidente do TRE/CE, desembargador Haroldo Máximo. Fecha o esquema do plantão 24 horas que a entidade realizará no dia do voto em defesa das prerrogativas dos advogados.

Clima quente

A eleição para reitor da Uece ocorre dia 18 próximo. Nos bastidores, há briga. Gláucia Posso entrou com pedido de retirada da candidatura de Hildebrando Soares, justificando que ele tem contas desaprovadas pelo TCE. Já Hildebrando rebate a acusação.

Sempre alerta!

A tropa da PM que realizará a Operação Eleições já se encontra no Interior. A ordem é coibir aglomerações, boca de urna e qualquer outro tipo de ação que possa perturbar o pleito. A Força Nacional também reforça segurança em Fortaleza e mais nove cidades.

Gorete Pereira
Foto: Alexandra Martins/Câmara
Gorete Pereira

Amiga da casa

A ex-deputada federal Gorete Pereira, que ficou na suplência, acaba de ganhar cargo no Palácio da Abolição. Foi nomeada assessora executiva de Relações Institucionais da Casa Civil. Pois é, Camilo Santana não abandona aliados.

Dízimo eleitoral

Em Camocim, prefeita Mônica Aguiar antecipou o pagamento integral do 13º salário dos servidores. Boa injeção na economia local e, claro, no ânimo da campanha da candidata à Prefeitura, Betinha Magalhães (PDT), apoiada pela prefeita.

Refresco

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, comemora. Com o Refis, de janeiro a maio, conseguiu recuperar quase R$ 50 milhões. "Conseguimos dar oportunidade de nossos contribuintes liquidarem débitos de ICMS e do IPVA 2020", afirma.

Veneno em dobro

No último dia da propaganda eleitoral no rádio e TV, o eleitorado da Capital assistiu, ontem, a um festival de direito e resposta. De um lado pró-Wagner, do outro, pró-Sarto. Ou seja, até nesse item, ambos terminaram o primeiro turno empatados tecnicamente.

40

por cento dos mais pobres do Ceará sobrevivem com apenas R$ 231 por mês, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2019, do IBGE. Nesta campanha, isso passou ao largo.

Prevenção na boleia

O Sest/Senat encerra hoje a campanha "Redução de Acidentes e Roubo de Cargas". No Posto São Cristóvão (BR-116), caminhoneiros são orientados e passam por bateria de exames. A Fetrans apoia a iniciativa, que integra uma campanha de caráter nacional.

Nas cordas

Luizianne Lins (PT) chega ao fim da campanha sem bala na agulha. O apoio de Lula, em vídeo, pelo visto não fez o efeito esperado e aquela que estava empatada tecnicamente com Sarto (PDT), perde consistência, segundo Datafolha. Ela avisa: não se entrega.

LEIA TAMBÉM | Pesquisa Datafolha Fortaleza: Capitão Wagner 30%, Sarto 27%, Luizianne 15%

Sobe

Vários líderes mundiais reconhecendo a vitória de Biden. Além de autoridades eleitorais dos EUA afastando tese de fraude, segundo The New York Times.

Desce

Drama vivido pelo povo do Amapá. Neste tempo em que se exalta privatização, eis papelão feito pela LMTE, com legado empresa privada.

Horizontais

O Hospital Universitário Walter Cantídio promove, até segunda-feira, entre seus pacientes e colaboradores do sexo masculino, campanha de prevenção contra o câncer da próstata. /// Um simulado virtual do Enem será realizado pelo Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa, a partir de segunda-feira e até o dia 29. Inscrições pela plataforma Alcance Virtual. /// O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta semana, a requalificação da Avenida Mozart Lucena. /// Só lembrando: "Até a imagem do Exército Brasileiro virou motivo de chacota por causa da irresponsabilidade verbal de Bolsonaro."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?