Logo O POVO+
Artigo - "O que esperar do futuro prefeito de Fortaleza?"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - "O que esperar do futuro prefeito de Fortaleza?"

Com o título "O que esperar do futuro prefeito de Fortaleza?", eis artigo de Luiz Cancio, médico veterinário e palestrante motivacional. Ele aborda o que aguarda o próximo gestor do Paço Municipal. Confira:
Tipo Opinião
Luís Cancio é médico veterinário (Foto: ACERVO PESSOAL)
Foto: ACERVO PESSOAL Luís Cancio é médico veterinário

Nada de administração fácil terá o, futuro prefeito de Fortaleza. Isso, porque a pandemia foi e continua muito impactante para com as reservas do cofre municipal. Fortaleza é uma das maiores metrópoles brasileiras, que tem suas carências nas áreas mais nevrálgicas, tais como: saúde, educação, assistência social, infraestrutura, transporte e, em especial, segurança pública. Há, também, o turismo, que precisa de mais investimento até por conta de uma Capital com grandes atrativos.

O novo gestor terá que procurar ferramentas outras que proporcionem equilíbrio financeiro da máquina administrativa, abrindo assim para investimento nas áreas acima citadas e não depender somente do dinheiro do Governo Federal.

Trata-se de um desafio hercúleo. No entanto, com inteligência, independência e parcerias, principalmente, dá para se buscar a humanização nos quatro anos vindouros. Por falar em independência, o novo
gestor terá que ter uma grande harmonia com o Poder Legislativo, pois necessitará da aprovação de projetos fundamentais para o bom andamento da máquina administrativa.

Os poderes constituídos não poderão, e nunca deverão, se digladiar entre si, pois é inevitável o fracasso aparecer. Não é fácil administrar o serviço público, um caldeirão de todos os possíveis e impossíveis jogos de interesse. Essa é a realidade nua e crua.

Não aconselho a nova gestão fomentar privilégios a determinadas áreas administrativas em
detrimento do surgimento de grandes disparidades. Precisa olhar para a periferia e, nesse aspecto, a Secretária do Desenvolvimento Econômico entra como fundamental na execução de políticas de cunho financeiro e social, incrementando e fomentando o empreendedorismo comunitário.

Existem três faixas da população muito preocupantes para a futura administração: juventude, idoso e a pessoa com deficiência. O jovem terá que ser muito trabalhado na educação e profissionalização para não serem tragados pela ociosidade. É hora de investir mais ainda no esporte. Quanto aos idosos e pessoas com deficiência, que necessitam de políticas sérias e contemplativas frente às suas necessidades básicas do dia a dia, nisso eu me incluo, com o maior prazer e respeito,

Como uma pessoa com deficiência e da terceira idade (60 anos), não estou ensinando padre a rezar, mas
do fundo do meu coração, desejo que o futuro prefeito tenha um olhar humano, consciente, contemplativo, frente a todas as necessidades básicas dos fortalezenses, independente de raça, cor, situação financeira, classe social, para fazer jus a grande responsabilidade que a população depositará sobre seus ombros. Amém.

*Luiz Cancio,

Médico Veterinário, Palestrante Motivacional.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?