Logo O POVO+
Sarto e a montagem da equipe de transição
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sarto e a montagem da equipe de transição

Tipo Opinião
José Sarto e Roberto Claudio na votação (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO José Sarto e Roberto Claudio na votação

Nada de comemorar uma vitória, que foi apertada. O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT), inicia, nesta semana, a formação de sua equipe de transição com o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Hora de começar a acompanhar projetos que terão continuidade e avaliar até o planejamento orçamentário para 2021. Essa equipe, a ser formada com membros da atual e futura gestão, vai contar, por exemplo, com Samuel Dias, ex-secretário de governo e que era o preferido de RC como seu sucessor. Também devem integrar o vice-prefeito eleito Élcio Batista e o vereador eleito Elpídio Nogueira, irmão de Sarto. A ordem é arregaçar mangas neste mês, iniciar discussão sobre o secretariado e, como disse Sarto durante a campanha, ampliar e aprimorar o que a atual gestão deixará como legado a partir de janeiro. Bom lembrar que o prefeito eleito, em matéria de nova Câmara Municipal, sairá com o apoio de pelo menos 25 vereadores do total de 43, no que dá para respirar melhor.

Avaliações

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio saíram fortalecidos das urnas com a vitória, mesmo que apertada, de Sarto, indicado pelos Ferreira Gomes. Pesou a avaliação positiva da gestão de ambos. Cid e Ciro quase sumiram da campanha.

Juntinhos de novo

O que se fala nos bastidores já de 2022 é que Roberto Cláudio aparece tarimbado para a sucessão de Camilo Santana, enquanto Camilo entra no rol dos pré-candidatos ao Senado. Sobre isso, os dois evitam comentários. O tempo é o senhor da razão.

Pleito superior

Aguarda-se para hoje o resultado oficial de uma outra eleição: a dos candidatos a reitor da Uece, com lista tríplice a ser formada e encaminhada ao governador Camilo Santana. Sem votos em separado computados, Hildebrando Soares liderava, com folga, o processo.

Capitao Wagner (Pros) votou pela manhã, no Colegio Maximus
Foto: BARBARA MOIRA
Capitao Wagner (Pros) votou pela manhã, no Colegio Maximus

Capitão 2022

Embora derrotado de novo na peleja pelo Paço Municipal, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) saiu das urnas com uma certeza: reforçou sua imagem política para uma reeleição em 2022. Mas há quem já o incentive a tentar disputar o Abolição.

Sonho recolhido

O que se comentava, nos bastidores da campanha do Capitão Wagner sobre a disputa governamental de 2022, era outro tipo de cenário: se o Capitão fosse o vitorioso, já entraria como pré-candidato a governador o seu maior apoiador, o senador Eduardo Girão.

I love Caucaia

Em Caucaia, a vitória de Vitor Valim (Pros) chegou como um bálsamo para os bolsonaristas. Capitão Wagner comemorou, mesmo derrotado na Capital. O projeto de poder do Pros avançou e o tucano Roberto Pessoa, eleito em Maracanaú, entra também nessa cota.

PT no trono

A eleição da mesa diretora da Assembleia para o próximo biênio ocorrerá em dezembro. No entanto, a nova cúpula eleita só assumirá no dia 1º de fevereiro. Até lá, Fernando Santana (PT) ficará na presidência, após Sarto ser empossado prefeito.

LEIA TAMBÉM | Ao perder em Vitória e Recife, PT fica sem nenhuma capital pela 1ª vez

Novos caciques

Do senador Cid Gomes, sobre crítica do senador Eduardo Girão de que os Ferreira Gomes são uma oligarquia. "Nós não somos mangueira. A mangueira dá sombra, mas não deixa nada crescer ao seu redor." Citou Camilo e RC como lideranças fomentadas por ele e Ciro.

32

por cento dos brasileiros dizem que vão comprar presente neste Natal com o 13º salário. Aponta pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Quem dá mais?

A Justiça do Trabalho do Ceará realizará, nesta quarta-feira, o II Leilão Público Unificado de 2020, a partir das 9 horas, de modo virtual. São bens penhorados em processos que tramitam nas Varas do Trabalho da Capital e RMF no valor de R$ 18,5 milhões.

Sobe

Clima de paz, que predominou durante o domingo de voto. Foram registrados apenas casos pontuais, sem maior repercussão.

Desce

Pesquisas eleitorais, que saíram desmoralizadas do pleito de Fortaleza. Aqui, davam larga vantagem para Sarto; em Caucaia, deu Valim.

Horizontais

O IJF-2 contará com um aparelho de ressonância magnética, descarregado ontem, que deverá atender a todo o sistema de saúde do município. /// Para alguns, a surpreendente reação do capitão Wagner tem um segredo: o apoio do voto evangélico, muitos também admiradores de Bolsonaro. /// Vicente Araújo Júnior, líder do Conselho Administrativo do Grupo Servnac, lançou seu primeiro livro intitulado "Administração de Condomínios - Um Guia Prático". Uma fonte de consulta simples para gestores e síndicos. /// Só lembrando: "Vitória à parte, agora é encarar outro adversário, ano que vem: os impactos da Covid-19."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?