Logo O POVO+
TJCE baixa medida para acelerar precatórios
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

TJCE baixa medida para acelerar precatórios

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Washington Araújo, está concluindo sua gestão com um avanço no que diz respeito ao pagamento de precatórios. É que o Órgão Especial do TJCE acaba de aprovar resolução que disciplina a expedição e o processamento de precatórios de Requisições de Pequeno Valor (RPV) e de Requisições de Pagamento de Superpreferência (RPS). As mudanças vão tornar esse pagamento mais rápido e seguro, em razão da nova versão do Sistema de Administração de Precatórios (SAPRE), que já está disponível. A medida segue determinações da Resolução 303/2019, do Conselho Nacional de Justiça e, de acordo com o texto aprovado, compete ao juízo da execução verificar a regularidade da expedição de precatório, RPV e RPS, assegurando que o valor requisitado "expresse exatamente o que foi garantido" e que a expedição ocorra somente depois de caracterizado o trânsito em julgado da sentença condenatória.

Medicina

A Urca tem pleito de um curso de medicina junto ao MEC para 2021. O projeto prevê que o antigo Seminário São José, no Crato, será a sede. O objetivo, segundo o reitor Lima Júnior, é formar profissionais na área da atenção básica à saúde.

Da China

A Uece e a empresa chinesa de telecomunicações Huawei fecharam convênio para capacitação de 200 alunos em Computação em Nuvem. Isso permitirá o uso de plataforma, com acesso a laboratórios, para atividades práticas envolvendo alunos e professores.

Mau cheiro

Em estado de degradação, o entorno da nova Praça José de Alencar. Continua cercado de tapumes, com calçadas da área lotadas de camelôs, sem falar na falta de higiene na área. O mesmo acontece na Praça da Lagoinha.

Pressão alta

"O Brasil não vai se segurar se o governo federal não prorrogar o auxílio emergencial", afirmou o deputado José Guimarães. Para ele, manter o benefício é evitar o caos e amenizar efeitos da pandemia.

Pai da matéria

Na nota "Fôlego", sobre doação de 250 elmos por parte da Fiec e Senai para a Sesa - evitam intubar pacientes da covid-19 -, faltou um dado importante: trata-se de invenção pneumologista cearense Alcântara Holanda.

Vírus no preço

Leitores indagam: por que a disparidade tão grande entre os preços de testes para o diagnóstico da covid-19 nas farmácias e nos laboratórios de Fortaleza? Com a palavra, o Decon e o Procon.

50,03

por cento foi a redução da taxa de mortes no trânsito de Fortaleza, até agora, neste ano. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Na parada

Baturité está há quase um ano sem linha de ônibus partindo de Fortaleza. Quem vai para o Maciço saindo da Capital, opta pelo carro particular ou enfrenta a topique (transporte alternativo). A concessão com a linha anterior foi finalizada e, até hoje, nada de solução.

Às escuras

Trecho da rodovia CE-060, cuja duplicação foi entregue pelo Governo do Estado no início deste ano, está sinalizado e apresenta ótimas condições na pista. Até aí, tudo bem. Só que continua sem iluminação. Viajar à noite exige atenção e muito, muito mais cuidado.

Missionário

O prefeito eleito José Sarto está repensando se indica seu líder fora das hostes do PDT. Como enfrentará oposição mais organizada, pode optar por Adail Júnior para essa missão. Adail, inclusive, topa estar todo dia na tribuna defende e expondo ações da futura gestão.

Comércio, que registra boa movimentação para as compras natalinas. Apesar da pandemia, nada de perder a alegria de presentear.

Moradores de rua no Centro de Fortaleza, que continuam sendo o presépio imexível, pois durante todo o ano, desta cidade.

OAB-CE e Unifametro fecharam parceria. A partir de 2021, essa Instituição de nível superior, via Escola Superior da Advocacia, oferecerá dois cursos de pós-graduação nas áreas de Direito e Gestão de Conflitos; e Direito de Família e Sucessões. /// Agência do BB da Heráclito Graça ontem, perto das 12h, com 15 pessoas na fila. A gerência suspendeu atendimento e disse que só havia um caixa, que saiu para o almoço. /// Só lembrando: "E aí, o que você vai pedir de presente ao Papai Noel?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?