Logo O POVO+
Veto de RC evita polêmica para o prefeito Sarto
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Veto de RC evita polêmica para o prefeito Sarto

Tipo Análise

A Câmara Municipal aprovou, no apagar das luzes de 2020, lei definindo a Barra do Ceará como Marco Zero de Fortaleza. O Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, através de uma comissão formada pelo seu presidente, Lúcio Alcântara, e por sócios como o General Limaverde, entregou, no Paço Municipal, documento constando a posição contrária do Instituto ao prefeito e pedindo veto à matéria. A lei queria oficializar a tese de que a Capital se originou do Forte Santiago, erigido em 1603, sob a liderança de Pero Coelho, na Barra do Ceará. Já o Instituto e a quase totalidade dos historiadores que pesquisaram o tema defendem o Forte Schoonenborch (depois Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção), sede atual da 10ª Região Militar, como o local que originou a vila, e, posteriormente, a cidade. A vila de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção foi instituída, pela monarquia portuguesa, em 13 de Abril de 1726, data em que se comemora o aniversário da cidade. A consequência imediata, caso vigorasse a lei, seria a mudança da data para 25 de julho e o falseamento histórico, na visão desses intelectuais. Mas o prefeito RC vetou a matéria e, assim, poupou o prefeito José Sarto (PDT) de iniciar a gestão com esse tipo de polêmica.

Audiência

O Instituto do Ceará ainda defende que haja uma audiência pública com a presença de pesquisadores, professores das universidades e historiadores para debater o tema. Isso porque essa lei foi aprovada sem qualquer discussão pública.

Olho no pacote

Uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) virá agora em janeiro a Fortaleza. Hora de avaliar projetos que foram tocados pela gestão Roberto Cláudio e discutir com o prefeito José Sarto um cronograma de metas. O BID financia várias ações.

Reajuste

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort) renova apelo ao prefeito José Sarto por uma audiência. A pauta é uma só: cobrar dele reajuste salarial para uma categoria que tem como data-base o mês de janeiro. Mas Sarto quer uma trégua.

Parceiros

O presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira, passou o Ano Novo, segundo amigos próximos, definindo duas metas: dar uma renovada completa no partido em todos os sentidos e reforçar sua aproximação política com o governador Camilo Santana (PT).

Remake

A decisão do PT em não apoiar Sarto por achar que ele seria um poste dos Ferreira Gomes, barrada pelo diretório estadual, reproduz o discurso da direita e esquece um detalhe: esse argumento foi usado nas eleições de RC e Camilo, apostas dos Ferreira Gomes.

Olho técnico

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, convocou Lúcia Macedo Sales, consultora e mestre em Políticas Públicas, para ocupar o cargo de assessora sênior da vice-prefeitura. Ela terá o papel de articular e acompanhar todos os projetos sociais da futura gestão.

Fora do protocolo

Enquanto a Uber cobra até foto do passageiro usando a máscara para que o carro possa atender a chamada, há motoristas de aplicativo circulando com máscara abaixada e ainda fazendo propaganda contra a vacina.

Xô, feminicídio

O Ceará fechou 2020 com a triste marca de 26 feminicídios, segundo dados da própria SSPDS. Para debater e enfrentar esse tipo de situação, o deputado Acrísio Sena propõe a criação de uma Câmara Técnica Setorial sobre o tema, dentro do programa Ceará Pacífico.

Novo salário mínimo

1.100 reais é o valor do salário mínimo que passou a vigorar neste 2021. Traz embutido um aumento real de 1,2%. Mas nada de gastar por conta.

Emergências nas prefeituras

Foi concluído o projeto Transição Responsável, do Ministério Público estadual em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), com objetivo de evitar desmontes nas prefeituras. Agora, o MPCE está atento aos decretos de emergência que prefeitos costumam baixar em início de mandato.

SOBE

Supermercados, que entraram o Ano Novo com vendas em alta. Pelo menos em torno de 8% de incremento, segundo a Abras.

DESCE

Reajuste de 12,25% da conta da Cagece, quando, por exemplo, a tarifa da energia está baixando. Bem que Camilo poderia rever isso.

Horizontais

Apesar da pandemia, o BS Design, majestoso edifício comercial encravado na Aldeota, fechou 2020 conquistando boa clientela. /// A presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, retornou de Vitória (ES), após passar Natal e Ano Novo com familiares. /// Só lembrando: "E aí, guardou um extra para o IPVA, IPTU, material escolar…?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?