Logo O POVO+
Defensoria receberá denúncias contra o Enem
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Defensoria receberá denúncias contra o Enem

Tipo Opinião
A primeira pro do Enem realizada no último domingo, 17 (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita A primeira pro do Enem realizada no último domingo, 17

Por causa da contestada realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em meio à pandemia, no último dia 17/1 e programado para o próximo 24/1, a Defensoria Pública da União (DPU) criou o Observatório Enem 2020. A DPU irá receber denúncias sobre problemas relacionados à aplicação da prova. Reunirá e analisará quais demandas poderão gerar eventuais ações coletivas. O formulário, que está disponível no bit.ly/ObservatorioEnem ou no portal dpu.def.br, não é um tira dúvidas ou lugar de consulta sobre o certame. É um dispositivo de busca ativa de possíveis irregularidades que criaram obstáculos para os candidatos. A Defensoria pede que sejam evitados envios de boatos, fake news ou qualquer informe que não seja do conhecimento concreto ou específico do candidato.

Leia também | DPU pede adiamento do segundo dia de provas do Enem

Sem bombardeio

Há dois anos está proibida no Ceará a pulverização de agrotóxicos com avião em plantações do Estado. É a Lei José Maria de Tomé, do deputado Renato Roseno (PSol). Um ganho para a saúde pública e uma trégua para o ar que se respira nas áreas agricultáveis.

Chuva tóxica

Mesmo com a resistência de grandes agricultores, a produção não sofreu danos por causa do fim da chuva tóxica. É preciso incluir a agroecologia, respeitar os limites do solo e a saúde coletiva.

Melão de ouro

Por falar em boa produção, Luiz Roberto, da Agrícola Famosa, que produz melão no Ceará, comemora o incremento de 6% na produção em 2020. O inverno razoável, a safra ruim na Europa e a pandemia - que fez as pessoas comerem mais frutas em casas - favoreceram.

Jornalista Eliomar de Lima
Foto: Foto: Camila de Almeida/O POVO)
Jornalista Eliomar de Lima

Jornalista do ano

O repórter multimídia Eliomar de Lima receberá, em março, o troféu José de Alencar, da Câmara do Dirigentes Lojistas de Fortaleza. Um reconhecimento aos seus 38 anos de batente no jornalismo.

APP DPVAT

A Caixa Econômica Federal irá lançar, até o final deste mês, o APP DPVAT. Desde o 1/1/2020, ela é a nova gestora do Seguro Obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. Enquanto o o APP não vem, a solicitação tem de ser presencial.

Resíduo 2020

A Seguradora Líder, antiga gestora, faz a gestão dos pedidos de indenização referentes a acidentes de trânsito ocorridos até 31/12/2020. Depois, estará fora do "banquete" de milhões de reais.

Bivar x Bolsonaro

No Ceará, o escritório de Cândido Albuquerque, afastado para ser reitor da UFC, cuida dos interesses jurídicos da Líder. A seguradora, que tem como sócio Luciano Bivar - presidente do PSL, amigo e depois inimigo de Bolsonaro, foi sacada do DPVAT por briga política e suspeita de fraudes.

Quixeramobim

O atual prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PDT), quer afastar 307 servidores públicos nomeados pelo ex-mandatário Clébio Pavone (PP), que foi derrotado nas últimas eleições. Antes de deixar o cargo, Clébio chamou todos os concursados.

Liminar

Sob a alegação de que as contratações superarão os 54% da folha com pagamento de pessoal do Município, e portanto fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, Cirilo Pimenta pediu à Justiça que tornasse sem efeito as nomeações de Clébio.

Desconfiança

No entanto, o promotor Vicente Anastácio e a a juíza Kathleen Nicola acharam alto o cálculo de despesas apresentado. A magistrada indeferiu a liminar e intimou Cirilo a apresentar mais provas que justifiquem a suspensão das nomeações.

Sobe

Servidores púbicos do Butantan que passarão mais uma vez para a história do Brasil pelo empenho ao combate da Covid-19. É por lá que o Brasil tem chance científica contra a pandemia e não por Brasília.

Desce

Quantidade insuficiente de vacinas. Para se ter ideia, em Fortaleza, apenas 34% dos profissionais de saúde receberão a primeira dose. Em Sobral, não passa de 25%.

Leia também | Não haverá vacinação da Covid-19 em postos de saúde; não adianta sair de casa para se vacinar

Horizontais

Até o próximo dia 24/1, estão abertas as inscrições para a seleção do mestrado e doutorado em História da UFC. Este ano foi ampliado o número de vagas e adotada cotas para negros, indígenas e quilombolas. Informações: wwww.ppgh.ufc.br.// Na verdade, a construtora Caltehc preservou dois cajueiros no condomínio Helbor Tend na esquina da Santos Dumont com Monsenhor Bruno e não com Costa Barros. Troquei o nome das vias.// Trabalhadores da Cimento Apodi entregaram 137 brinquedos às instituições Unidos do Vicente Pinzón, em Fortaleza, e Lar Davis, no Eusébio. Cartas ao Papai Noel respondidas agora.// Só lembrando: a chegada da Coronavac no Ceará, mesmo pouca, é alento feito chuva no Semiárido?

Leia também | Em Fortaleza, 742 pessoas são vacinadas contra Covid-19 nesta terça, 19

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?