Logo O POVO+
Maracanaú demitirá merendeiras das escolas
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Maracanaú demitirá merendeiras das escolas

Merendeiras e cuidadores de alunos com deficiência física da rede pública de ensino de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, serão demitidas pela Prefeitura este mês. Para o Município, as funções se tornaram desnecessárias porque as aulas foram suspensas com a pandemia da Covid-19. O Sindicato Unificados dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) contesta as demissões. Principalmente num momento em que a interrupção do auxílio emergencial, por parte do Governo Federal, deverá empurrar 47,8% dos cearenses para a miséria. São dados do IPCE. Quem fica desempregado, agora, vai penar mais.

Folha onerada

No comunicado aos gestores das escolas públicas de Maracanaú, a Secretaria da Educação informa que o Município teve uma redução de R$ 35 milhões do Fundeb e isso teria elevado o gasto com o funcionalismo no ano passado. Chegando a ameaçar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Direitos, ora!

O curioso é a Prefeitura de Maracanaú elenca como compensação para os demitidos as verbas decorrentes da rescisão, do FGTS e da possibilidade do Seguro desemprego. Tudo direito previsto em lei para o trabalhador.

Vale alimentação

Roberto Pessoa (PSDB) herdou do ex-prefeito, Firmo Camurça (PR), uma dívida com os professores. Desde maio de 2020, a prefeitura cortou o vale alimentação, de R$ 400, para 1.759 docentes. Pessoa não devolveu o direito adquirido em 2007. O caso está na Justiça.

Covid-19 e volta às aulas

ESCOLA Adauto Bezerra, no Bairro de Fátima: previsão de retorno em agosto, mas data ainda não foi definida
ESCOLA Adauto Bezerra, no Bairro de Fátima: previsão de retorno em agosto, mas data ainda não foi definida (Foto: Aurelio Alves)

O Sindicato Apeoc e entidades estudantis visitam hoje, a partir da 8 horas, as escolas Adauto Bezerra (Fatima), César Cals (Farias Brito) e Castelo Branco(Montese). Querem saber da segurança sanitária contra a pandemia.

 

Caso Mizael

A Procuradoria de Justiça do Ceará (PGJ) escalou mais quatro promotores de justiça para as investigações sobre o assassinato do adolescente Mizael Fernandes da Silva, de 13 anos.

Sete meses

Os promotores Humberto Ibiapina, Francisco Gomes Câmara, Ana Alzira Nogueira e Alice Iracema Aragão irão auxiliar a promotora de Chorozinho que acompanha o caso. Mizael foi executado por um PM do Cotar, enquanto dormia, há sete mês. No dia 1/7/2020

Leia também: Mães criam grupo contra a violência policial  

Uma chacina incômoda nas eleições

Biblioteca

A Biblioteca Estadual do Ceará seria inaugurada na última semana. Por causa da pandemia da Covid-19, o governador Camilo Santana (PT) resolveu adiar a reabertura.

Nova gestão

A mudança na presidência do Instituto Dragão do Mar (IDM) gerou ansiedade entre os servidores e os prestadores de serviços dos equipamentos do IDM. É natural quando uma nova administração irá estabelecer outro norte na gestão.

O que mudará?

Além da dúvida sobre os empregos, há interrogação sobre quais projetos continuarão. Há uma trauma, ainda do governo Lúcio Alcântara, quando foi extinta o potente colégio de cinema, teatro, designe e de outras linguagens. Teve gente desempregada e outros sem diploma.

CCBJ

A orientação para o novo gestor é enxugar diretorias, ter uma gestão mais colaborativa e não misturar o pessoal com a máquina pública. E equipamentos como o Centro Cultural Bom Jardim, por exemplo, não poderão ter descontinuidades por atraso no repasse de recursos previstos.

Sobe

Cidade Portátil, projeto coordenado pela jornalista Izabel Gurgel @izabelrosagurgel, que visita e compartilha acervos materiais e imateriais da cultura cearense.

Desce

Conmebol e o poder público carioca. Mesmo com mais de mil mortes por dia por causa da pandemia da Covid-19, liberam torcedores de Santos e Palmeiras para a final da Libertadores no Maracanã.

Horizontais

O jornalista Eliomar de Lima retorna à titularidade da Coluna amanhã. Agradeço às leitoras e aos leitores a parceria e a crítica para construção da informação. Sigo em outras histórias. Abraço.// Capistrano, Crateús e Senador Pompeu estariam precisando de perfuração de poços para atravessar a seca por lá. O deputado Queiroz Filho (PDT) apresentou emendas pedindo liberação dos recursos.// Como estão os alunos estrangeiros da Unilab por conta da pandemia da Covid-19 que vai completar um ano? Voltaram para seus países ou permanecem em Redenção?// Só lembrando: E aí, perdendo até pênalti, o time do Fortaleza está pedindo para cair para a Série B do Campeonato Brasileiro?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?