Logo O POVO+
Professores do Campus Itapipoca do IFCE anunciam suspensão de atividades a partir desta quarta
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Professores do Campus Itapipoca do IFCE anunciam suspensão de atividades a partir desta quarta

Eles reclamam da excessiva carga horária. A Reitoria do Instituto já puxou reunião para hoje com objetivo de avaliar a situação
As aulas no campus de Itapipoca seguem de forma remota em decorrência da pandemia do novo coronavírus. (Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO)
Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO As aulas no campus de Itapipoca seguem de forma remota em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Professores do Campus Itapipoca, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), vão suspender aulas dos cursos regulares nesta quarta-feira. Trata-se, dizem eles, de um protesto contra a "imposição de carga horária excessiva pela Diretoria de Ensino". A questão foi tema de matéria publicada pelo SINDSIFCE na última sexta-feira, 29/1, abordando denúncia de que professores estariam com carga horária muito acima do permitido.

O Sindicato dos Servidores do IFCE alertou para o caso e para a importância de se respeitar o tripé ensino, pesquisa e extensão, além dos direitos dos servidores docentes e dos estudantes envolvidos em projetos de extensão e pesquisa, também fundamentais para a geração de conhecimento e a razão de ser dos Institutos Federais.

Três docentes do campus Itapipoca solicitaram, por ofício à Diretoria de Ensino, um pedido de readequação de carga horária em sala de aula. Com as atuais cargas horárias determinadas para esses professores no semestre 2021.1, eles, que já desenvolviam outras atividades, como projetos de pesquisa, participação na Comissão Permanente de Participação Docente (CPPD), além de trabalho em outras comissões, extrapolariam a carga horária de trabalho para 60h e até para 65h!

Um outro docente está com carga horária de 46h, além do teto de 40h. E com mais uma disciplina, ficaria com carga horária de 50h. Uma carga horária ainda mais excessiva, levando-se em conta que o docente também cursa três disciplinas no Doutorado. O professor também entrou com processo no SEI, ainda sem resposta.

Sobre os três servidores citados inicialmente, a Diren respondeu que devem ser cumpridas primeiro as atividades de ensino, ficando as demais atividades, de pesquisa e extensão, condicionadas à possibilidade de tempo remanescente.

IFCE

A reitoria do IFCE já puxou uma reunião para esta terça-feria, quando vai tratar dessa situação. 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?