Logo O POVO+
Reforma da Previdência: servidores protestam com carreata e buzinaço em frente à Câmara
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Reforma da Previdência: servidores protestam com carreata e buzinaço em frente à Câmara

As entidades sindicais querem que uma reunião da Mesa Central de Negociação agendada pela Prefeitura somente para a próxima segunda-feira (22), seja antecipada para amanhã, 18
Tipo Notícia
Carreata engarrafou área em frente a Câmara Municipal (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Carreata engarrafou área em frente a Câmara Municipal

Mobilizados pela CUT e pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e outras entidades como Sindiute, Sindsaúde, Sinasce e Fetamce, servidores municipais protestam novamente em frente à Câmara Municipal contra a reforma da Previdência da Prefeitura. Uma carreata foi encerrada em frente ao local, com direito a buzinaço, nesta manhã de quarta-feira. Um grupo ainda tenta falar com os vereadores. A AMC foi acionada.

A categoria, que desde o último dia 15 adotou o estado de greve, já realizou atos dia 10 último na Câmara e nos dias 11 e 15 em frente ao Paço Municipal. Para o Sindifort, o envio da reforma da Previdência sem debate e em regime de urgência expôs "a falta de compromisso do prefeito Sarto com os servidores".

No dia 20 de janeiro, quando o Sindifort entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2021 ao prefeito, ele garantiu que agendaria uma reunião para discutir as reivindicações da categoria, sendo uma das principais a questão da reforma da Previdência. No entanto, Sarto enviou a reforma para ser votada sem se reunir com o Sindifort ou qualquer entidade sindical.

Na semana passada as duas mensagens que compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência, chegaram à Câmara no dia anterior à votação e depois das 17 horas. Uma das mensagens, a de número 004/21 e que trata das questões relativas à aposentadoria dos servidores, previdência complementar e outros pontos, foi aprovada ontem em 1º turno com 31 votos a favor e 9 votos contra. Já a outra, 002/21, que traz vários prejuízos como o fim dos anuênios e licença prêmio, não foi votada em plenário, mas tramita em comissões.

Além da questão previdenciária, o Sindifort e outras entidades sindicais também cobram da Prefeitura o reajuste salarial assegurado em lei, reivindicando 4,52% referente à inflação de 2020 (IPCA) e a negociação dos demais pontos da campanha salarial 2021.

As entidades sindicais querem que uma reunião da Mesa Central de Negociação agendada pela Prefeitura somente para a próxima segunda-feira (22), seja antecipada para amanhã, 18. 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?