Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Opinião

BNB renegocia dívidas do Finor com empresas

Romildo Rolim
Romildo Rolim

O Banco do Nordeste, que opera o Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), abriu renegociação das dívidas das empresas que buscaram apoio do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), decorrentes de emissão de debêntures. Neste sentido, já estão disponíveis em bnb.gov.br a relação de documentos e as informações que subsidiarão as solicitações das empresas quanto à quitação ou à renegociação. Uma portaria dispõe que os requerimentos dessas empresas deverão ser realizados até 18 de dezembro de 2021. Os rebates, em média, variam entre 5% e 15%. O presidente do BNB, Romildo Rolim, diz que a portaria, articulada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, criou "um caminho seguro e adequado para atender à reivindicação das lideranças empresariais do Nordeste".

Queda de braço

Nesta semana, segundo o petista José Guimarães, líder das minorias na Câmara, a ordem é pressionar o Governo Federal pela retomada do Auxílio Emergencial. "Vamos pressionar pelos R$ 600, diz o parlamentar. O governo quer dar três parcelas de R$ 200.

Show da vida

A campanha Sons do Bem, tocada pelo empresariado da área de entretenimento em 2020, será relançada nesta semana. O objetivo, segundo Herbert Santos, é angariar, via vaquinha virtual, verbas para profissionais em situação de sufoco por causa da pandemia.

Urbanismo 2021

"Resíduos Sólidos Urbanos: Vilas sustentáveis e ação participativa" é o tema do I Congresso Internacional Ambiente e Sustentabilidade, virtual, de 25 a 28 deste mês. Entre convidados, Albert Gradvohl e Custódio de Almeida (https://congresse.me/eventos/cias).

Professor Wally Menezes, novo reitor do IFCE
Foto: Reprodução Redes Sociais
Professor Wally Menezes, novo reitor do IFCE

Remoto

O professor Wally Menezes assumiu ontem o cargo de reitor do IFCE. Promete dar continuidade às ações da gestão anterior, com foco voltado para a expansão das unidades. Mas, no momento, a prioridade é mesmo manter as aulas pelo sistema remoto.

Cadê vacina?

Há muita reclamação de idosos que se cadastraram para se vacinar em casa mas, até hoje, nada de atendimento. Na última semana, alguns com nome listado para a sexta-feira, por exemplo, acabaram na saudade.

Na espera

A Prefeitura promete liberar, mês que vem, no Frotinha de Messejana, mais 62 leitos para atender aos pacientes da Covid-19. A unidade, no entanto, ainda passa por uma reforma que deveria ter ficado pronta em dezembro passado.

Agendamento

O IDT/Sine está oferecendo, em suas unidades, todos os seus serviços neste tempo de pandemia, o que é possível via agendamento no portal www.idt.org.br. Para as unidades localizadas nos Vapt Vupts, o agendamento é pelo site vaptvupt.sps.ce.gov.br

1.000

pessoas, pelo menos, nos últimos dois meses, já morreram de Covid-19 no Ceará, Uma média de 10 mortes por dia. As internações, no período, dobraram. Que venha a vacina!

Leia também | Covid-19: Ceará chegará a 1.074 leitos de UTI até o fim de março

Pão divino

De olho na Páscoa, as padarias cearenses vão lançar, nos próximos dias, campanha para aquecer as vendas, informa o vice da entidade, Lauro Martins. Apesar da pandemia, é um dos setores que, por operar normalmente, cresceu em vendas.

Choro & Jazz

O Festival Choro Jazz nas Casas acontecerá de quinta a sábado, com shows inéditos gravados no Cineteatro São Luiz. O evento será transmitido a partir das 20 horas, pelo Youtube do Cineteatro e da Capucho Produções, com apoio da Secult/Ceará.

Sobe

Ceasa, que, com a gestora do estacionamento do entreposto, passou a medir a temperatura dos que ali entram com seus veículos. Antes tarde...

Desce

Teimosos, que insistem em querer burlar as medidas de restrição do governo. Gente, isso é prevenção necessária para salvar muitas vidas.

Horizontais

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, assumiu ontem, em Brasília, como presidente da Associação Nordeste Forte. Quer apostar em ações que promovam maior competitividade do setor nordestino. /// Os diretórios estadual e municipal do PSDB tiveram seus mandatos prorrogados até maio de 2022. /// Mais ventiladores pulmonares doados pelo Grupo Inspirar Health Tech estão sendo doados para a Prefeitura de Aracati. Porque a Covid-19 não brinca. /// Só lembrando: "Queremos vacina! Queremos vacina!"

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais