Logo O POVO+
Cagece instalará rede de esgoto ao longo do Cocó
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Cagece instalará rede de esgoto ao longo do Cocó

Tipo Opinião
Fortaleza, Ceará Brasil 07.05.2020  Especial Cocó 50 dias de quarentena  (FCO FONTENELE /O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Fortaleza, Ceará Brasil 07.05.2020 Especial Cocó 50 dias de quarentena (FCO FONTENELE /O POVO)

A Cagece está captando recursos, por meio de debêntures, para aplicar em vários projetos já definidos neste ano como prioritários. Poucos detalhes sobre a operação podem ser divulgados, pois a CVM proíbe, mas a perspectiva é de uma captação da ordem de R$ 500 milhões. O presidente da estatal, Neuri Freire, também não fala, mas fontes oficiais garantem: os recursos servirão para a implantação do sistema de esgoto das bacias do Cocó, novo sistema de abastecimento de água das cidades de Horizonte, Pacajus e Chorozinho, nova adutora de água de Taquara para atender Maracanaú e Maranguape e, também, e serão aplicados ainda num projeto de redução de perdas de água em Fortaleza. A Cagece está também com uma licitação em andamento para atender a margem direita do Cocó com rede de esgotamento sanitário, no valor de R$ 120 milhões. A expectativa é que essas obras comecem no segundo semestre deste ano.

Ducha fria

A Prefeitura de Pindoretama, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), reajustou em 14,51% a conta de água no município. Diz que há três anos a tarifa estava congelada. Em tempos de pandemia, eis o vírus da insensibilidade.

"Dr. Luciano"

Tramita, na Assembleia Legislativa, projeto de lei de autoria de Romeu Aldigueri (PDT) denominando de "Dr. Luciano Arruda Coelho" o Aeroporto Regional de Sobral, que passa por reforma. Luciano Arruda foi promotor de justiça e pai do ex-prefeito Veveu Arruda.

Só pra TV?

A Polícia Rodoviária Estadual realiza barreiras sanitárias e, depois de dois a três kms de congestionamento, libera algumas centenas de carros. No entanto, quando os veículos estão parados, nada de um simples teste de temperatura ou um panfleto com orientações.

Registros do Maracatu Nação Iracema na avenida Domingos Olímpio
Foto: Arquivo/Nação Iracema
Registros do Maracatu Nação Iracema na avenida Domingos Olímpio

Toada histórica

Até 25 de março, a clientela do Shopping Benfica poderá ver a exposição "Fortaleza de Maracatus", na Galeria BenficArte. O objetivo é convidar a população a conhecer um pouco da história através dos maracatus e aprofundar noções contra o racismo.

Inovação

O empresário Beto Studart, ex-presidente da Fiec, decidiu instalar, num amplo espaço do BS Design, o BS Inovation Hub. Trata-se de um organismo que deverá funcionar como impulsionador de startups no Ceará.

Choque no bolso

Em abril próximo, a Enel, por questão contratual, vai ter direito a reajustar a conta de luz do cearense. Os estudos sobre a pedida a ser encaminhada para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já acontecem. Fala-se em 8%, no mínimo.

Tudo pela base

Muito hilário esse negócio de vaivém do deputado Mauro Filho na Seplag. Ontem, ele estava exonerado só para ir a Brasília assegurar, na bancada, emendas aos prefeitos de sua base eleitoral ao Orçamento da União 2021. Mas reassume de novo.

Leia também | Bancada federal cearense realiza hoje primeiro encontro em Brasília

Xô, fome

O Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, completa 20 anos neste 2021. Promete reforçar apelo por doações, principalmente em favor das comunidades que mais sofrem efeitos da pandemia.

190

casos suspeitos da nova variante da Covid-19 foram notificados no Ceará, informa o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.

Leia também | Ceará ainda não detecta variante inglesa do coronavírus, confirmada em 8 estados

Ciro 2022

O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, teve reunião ontem, em Brasília, com o dirigente nacional do partido, Carlos Lupi. Hora de iniciar discussões sobre 2022. Segundo André, o ex-ministro Ciro Gomes está consolidado como o presidenciável da legenda.

Sobe

Iniciativa do prefeito José Sarto (PDT) em retirar para análise o projeto de reforma da Previdência. O diálogo sempre é o melhor conselheiro.

Desce

STJ, que decidiu anular a quebra fiscal do sigilo de Flávio Bolsonaro. Praticamente breca investigações sobre as "rachadinhnas".

Horizontais

Mais sete cidades cearenses adotaram estado de calamidade pública por causa da pandemia da Covid-19. /// Boa a iniciativa da Sefaz de investir na implantação do PIX para pagamento de tributos. Um projeto piloto, envolvendo o IPVA, será tocado pela pasta. /// Evaristo Nogueira, o "Homem Mau", do Trem Bala, do Alan Neto, apareceu, nesta semana, no programa Tá na Área, da SporTV. Virou meme nacional. /// Só lembrando: "Por conta da falta de vacinas, quem você mandaria para o paredão?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?