Logo O POVO+
IFCE fabrica robô que ajuda no combate à Covid-19
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

IFCE fabrica robô que ajuda no combate à Covid-19

Tipo Opinião

Um robô foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Ceará com o objetivo de promover desinfecção e eliminar o vírus da Covid-19. Isso sem agressão ao meio ambiente, em condições de operar em hospitais, escolas, salas de espera ou qualquer outro local que necessite dessa ação. À frente da pesquisa, o professor Edson Almeida, juntamente com um grupo do Departamento de Telemática do Curso de Engenharia e Telecomunicações. O robô foi uma ideia iniciada no período em que começou a pandemia. Opera ligado a energia ou com bateria e usa raios ultravioletas. É um equipamento fácil de manusear, com testes para conferir sua eficácia na sanitização tendo início a partir da próxima semana. De acordo com o pesquisador Edson Almeida, tudo indica que o robô deve ser aprovado, tanto que a startup Conaltec, incubada no IFCE, já faz contatos para sua produção mercadológica.

Estaleiro

Bolsonaro vem hoje ao Ceará e a visita, que inclui apenas Tianguá e Caucaia, deve ser naquela linha de louvação ao mito. Nessas horas, tem gente que sente uma falta danada da turma da Rosa da Fonseca. Aliás, Rosa recupera-se de uma cirurgia.

Não vai, não!

Até ontem, o governador Camilo Santana (PT) não havia sido convidado para a agenda do Governo Federal, que deve trazer Bolsonaro ao Ceará, nesta sexta-feira. Aliás, Camilo tem evitado aglomerações porque a Covid-19 avançou seriamente no Estado.

Leia também | Ceará soma 11.143 mortos por coronavírus e 418.072 pessoas infectadas

Xô, Bolsonaro!

O grupo Médicos em Defesa da Vida, da Ciência e do SUS realiza hoje, a partir das 7 horas, protesto contra Bolsonaro. Na Praia de Iracema, ao lado da estátua. Sem aglomeração e cobrando vacinação, auxílio emergencial e isolamento social.

Vereador Carmelo Neto (Republicanos)
Foto: Barbara Moira
Vereador Carmelo Neto (Republicanos)

Sem espelho

O vereador bolsonarista Carmelo Neto (Republicanos) está chamando o governador Camilo Santana, em suas redes sociais, de "negacionista". Por restringir o funcionamento de restaurantes em determinados horários.

Parada federal

Prosseguem as inscrições do concurso público da UFC para preenchimento de 28 vagas do cargo de professor. Com inscrição exclusivamente através do e-mail do Departamento, Instituto ou Campus interessado, até as 17 horas do dia 12 de março.

Toque do berrante

Criador cearense com alguma irregularidade em seu cadastro junto a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) têm até o dia 17 de maio para se regularizar sem sofrer nenhuma penalidade. Deve se dirigir até um dos escritórios da Agência ou Ematerce.

Prioridades

Em março próximo, as rádios O POVO/CBN e CBN Cariri chegarão com novidades em suas grades de programação, informa o novo diretor, o jornalista Jocélio Leal. Uma certeza: com muito mais informação e serviço.

Mais infância

O Governo do Ceará vai investir R$ 84 milhões ao ano no pagamento das famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância. Até 2020, o investimento anual era de R$ 50 milhões. A ação faz parte do Programa Mais Infância Ceará.

Olho na safra

Técnicos da Conab já estão em campo coletando informações sobre o estágio em que se encontram as culturas de grãos produzidos no Ceará. Dados comporão o 6° Levantamento da Safra de Grãos 2020/21 da estatal e serão divulgados no dia 11 de março.

Epa!

A clientela da área de marcação de consultas e exames do Hospital de Messejana (do Coração), reclama: os banheiros ali só abrem às 7 horas, quando o zelador aparece. No entanto, muitos chegam de madrugada para aguardar senha e são do Interior.

Sobe

Governo estadual, que encaminhou à Assembleia projeto de lei instituindo cota de 20% para negros em concursos publicos do Estado.

Desce

Congresso Nacional criar um espaço próprio, via im(p)unidade, para a prisão de parlamentares. É já que vão querer construir um anexo.

Horizontais

O arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio, nomeou o padre Watson Façanha novo coordenador arquidiocesano de Pastoral. /// No Festival Choro Jazz nas Casas, tem shows hoje de Nayra Costa e Marcus Caffé. Às 20h, no Youtube do Cineteatro São Luiz e da Capucho Produções. /// Virou profissão de risco ser motorista de aplicativo em Fortaleza. Quase que toda semana, um assalto, um ataque e, vez em quando, morte. /// Só lembrando: "E aí, já começou a juntar a documentação para o encontro anual de contas com o Leão?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?