Logo O POVO+
Defensoria: 109 famílias de vítimas de homicídios
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Defensoria: 109 famílias de vítimas de homicídios

Tipo Análise

O Ceará registrou 4.039 crimes violentos letais e intencionais (CVLI) ao longo de todo o ano de 2020, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O número preocupa quem trabalha diretamente na garantia dos direitos de familiares dessas vítimas, como defensores públicos e equipe multidisciplinar do projeto Rede Acolhe da Defensoria Pública do Estado. Criada em julho de 2017, essa Rede presta assistência às vítimas de violência, amparando e oferecendo o acompanhamento por meio de equipes intersetoriais. Ano passado, a Defensoria incluiu mais 109 famílias na Rede Acolhe. São famílias cadastradas após a busca ativa feita pela equipe ou que procuraram o serviço, após sofrerem algum tipo de violência institucional ou de expulsões forçadas de suas moradias por facções criminosas.

Rede Acolhe

A Rede Acolhe vem dando certo e quem dela precisar é só acessar os canais (85) 98895-5723 ou e-mail: redeacolhe@defensoria.ce.def.br. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Concurso

Por falar em Defensoria Pública, um novo concurso público será realizado, ainda neste ano, pelo órgão. Pode oferecer até 117 vagas, número que é a carência hoje registrada em matéria de defensores públicos.

Seleção pública

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) inscreve, até 8 de março, para seleção de profissionais da saúde e administrativo, com oportunidades em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixeramobim. Editais disponíveis no site do instituto (https://ps.isgh.org.br/).

Estádio Presidente Vargas, onde estava o hospital de campanha
Foto: Aurelio Alves
Estádio Presidente Vargas, onde estava o hospital de campanha

Bola fora

O Estádio Presidente Vargas, que abrigou hospital de campanha para receber pacientes da Covid-19, permanece fechado. Até agora, nada do replantio da grama, pelo menos. Caladinho está o secretário do Esporte e Lazer, Ozires Pontes.

Malas prontas

Os deputados federais Capitão Wagner (Pros) e Dr. Jaziel (PL) estão de malas prontas para o ingresso no PP. Assim que a janela partidária permitir.

RC & Maurinho

o Ceará, no quesito disputa pelo Governo em 2022, dois nomes despontam como os preferidos no PDT: o ex-prefeito Roberto Cláudio e o titular da Seplag, Mauro Filho. Garante o presidente estadual da legenda, o deputado federal André Figueiredo.

Medicina

O Conselho Superior Universitário da Urca aprovou, por unanimidade, em reunião virtual, projetos de criação dos cursos de Medicina (Crato), e de Turismo (Barbalha). O próximo passo é a aprovação junto ao Conselho Estadual de Educação.

Terra nos pés

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Estado (Idace) realiza live hoje, às 14h, para apresentar seu Balanço 2020. Com dados até expressivos, apesar da pandemia da Covid-19, segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, DeAssis Diniz.

Bienal Virtual

O Seminário TEPe, diálogo entre grupos de pesquisadores do Brasil e de Portugal em torno da dança, abrirá a programação da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par. Às 15 horas do dia 5 de março, com o tema "Pandemia e alterações climáticas".

Santa direção

Padre Eugênio Pacelli assume, a partir deste mês, a direção do Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité. O sacerdote jesuíta é mestre em Teologia, diretor pastoral do Colégio Santo Inácio e já foi pároco da Igreja do Cristo Rei.


SOBE

Hemoce, que precisa sempre do apoio de todos no quesito doação de sangue. Eis um órgão que merece todas as loas por sua missão.

DESCE

Governo federal, que quer privatizar a Eletrobras. Eis uma área estratégica e que muito tem a ver com a política de segurança nacional.


HORIZONTAIS

A Ceart oferece 20% de desconto, de hoje até dia 8, em peças feitas por mulheres em todas as lojas físicas e na loja virtual. As lojas físicas funcionam atualmente na Praça Luíza Távora, no castelinho ao lado do vagão; e no piso L2 dos shoppings Aldeota e RioMar Papicu. /// Com a chegada de março, a ordem agora é torcer para que venha chuva, muita chuva. E que se afaste o estigma da seca. /// Só lembrando: "Quem vai pagar a conta de tanta demissão nas áreas dos bares, restaurantes e empresas de eventos?"

 

Confira o boletim matinal Café com Notícias, do Eliomar de Lima:

">

 

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?