Logo O POVO+
TJCE, com apoio do BID, cria sistema de governança
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

TJCE, com apoio do BID, cria sistema de governança

A inteligência artificial na modernização do Judiciário cearense visando à melhoriada prestação de serviço e notícias da pandemia entre os destaques da coluna
Tipo Opinião
Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, participou de Seminário Internacional sobre Inteligência Artificial na Justiça. O evento, virtual, foi organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Ministério da Justiça da Espanha, e integra o Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud). "A partir deste ano, o Tribunal irá implementar ações de modernização com foco na melhoria da prestação de serviço ao usuário da Justiça. É fundamental termos um Judiciário acessível e eficiente", acentua a desembargadora. Recentemente, foi aprovada resolução que, além de instituir o Promojud, criou o Sistema de Governança do Programa. Com a modernização do judiciário cearense, o objetivo é fortalecer um dos pilares definidos pela atual gestão: a transparência.

Vírus em casa

O ex-governador Gonzaga Mota e sua mulher, Mirian, estão isolados em casa, pois com a Covid-19. Já Luiz Filho, o mais novo do casal, foi internado no Hospital São Mateus por determinação médica. Foi atingido pelo vírus.

Apoio financeiro

Diretório Central dos Estudantes do IFCE conseguiu emenda da deputada federal Luizianne Lins (PT). A verba, segundo a reitoria do Instituto, será aplicada em ações para reduzir a vulnerabilidade registrada em alunos por causa da pandemia da Covid-19.

Papo cabeça

A Assembleia Legislativa inaugura dia 29 próximo, às 9 horas, via TV e FM Assembleia e redes sociais, um Núcleo de Saúde Mental. Para reforçar o atendimento psicológico e psiquiátrico de servidores da Casa e comunidades próximas: (85) 3277 3771.

Flávio Ataliba
Foto: ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO
Flávio Ataliba

No grupo

A carta de grupo de economistas pedindo ao Governo Federal ações de combate à Covid-19 tem na lista o secretário-executivo de Planejamento da Seplag e coordenador do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado, Flávio Ataliba (foto).

Dilapidação

Vândalos estão dilapidando o San Pedro Hotel. No último fim de semana, moradores do entorno filmaram a ação. Roubam portas, janelas e mosaicos e até paredes internas estão sendo derrubadas. Cadê as autoridades e a preservação desse patrimônio?

Xô, Covid!

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente entrega, até o fim deste mês, 1.475 litros de álcool em gel para catadores de resíduos individuais e pertencentes a associações. A primeira etapa da entrega contempla sete entidades de 15 inscritas.

Leia também | Ceará soma 12.870 mortos por coronavírus e 511.019 pessoas infectadas

Fila e convergência

Na fila para tomar a vacina contra a Covid-19 é o ex-presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart. "Torço para que haja convergência de objetivos e a gente possa sair logo deste momento difícil", diz ele

57

por cento dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha, acham que o ministro Fachin (STF) errou ao anular condenações de Lula.

Anestesia

A Caixa anuncia: oferecerá novos empréstimos, com juros reduzidos em 42%, para Santas Casas e hospitais filantrópicos. Provedor da Santa Casa de Fortaleza, Luiz Marques, torce por isso. Quer dinheiro novo e pagar a operação anterior, que teve juros de 11% ao ano.

Tempos de latrina

Quem ousou circular nas praças do Ferreira e José de Alencar, no Centro de Fortaleza, no fim de semana, nestes tempos de isolamento rígido, deparou-se com tremendo mau cheiro em todos os sentidos.

Sobe

Assembleia Legislativa, que abriu campanha para arrecadar cestas básicas e material de higiene pessoal para famílias carentes.

Desce

Feiras Livres, que insistem em descumprir o isolamento rígido decretado pelo governo. Em Fortaleza, dando trabalho à Agefis.

Horizontais

Para o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, o setor voltará forte logo que a pandemia passar. Mas lembra: com a vacinação, é claro. /// O Inesp/Assembleia Legislativa homenageará amanhã, em ato virtual, 35 alunos do Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior (Região do Cariri) com o melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas (OBMEP). /// Só lembrando: "Tá chovendo, mas ainda chovendo pouco no Ceará. E aí, São Pedro aderiu ao lockdown/"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?