Logo O POVO+
Camilo sanciona lei de cotas em concursos
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo sanciona lei de cotas em concursos

A lei que estabelece a cota de 20% para negros em concursos públicos do Estado será sancionada pelo governador Camilo Santana, neste feriado da Carta Magna do Ceará
Tipo Opinião
Monumento Negra Nua, na entrada de Redenção, marco do pioneirismo na libertação dos escravos no Brasil (Foto: RAFAEL CAVALCANTE)
Foto: RAFAEL CAVALCANTE Monumento Negra Nua, na entrada de Redenção, marco do pioneirismo na libertação dos escravos no Brasil

O governador Camilo Santana (PT) vai sancionar hoje, feriado da Data Magna do Ceará que celebra o marco histórico do fim da escravidão no Estado, a lei que estabelece cota de 20% para negros em concursos públicos. O ato, com transmissão em live nas redes sociais por volta das 9h30min, terá a presença da vice-governadora Izolda Cela e da Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Zelma Madeira. A lei foi encaminhada no dia 24 de fevereiro para a Assembleia e aprovada no último dia 4 de março. "Essa é mais uma política pública social e afirmativa realizada pelo Governo do Estado, que tem como objetivo combater a desigualdade racial", afirma Camilo Santana para a Coluna. O Ceará foi a 1ª província brasileira a libertar seus escravos, em 25 de março de 1884.

Liberta!!

Vinte e dois sindicatos de trabalhadores rurais pedem ao Governo do Estado que coloque para funcionar o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe. Está todo prontinho e bonitinho, mas feito elefante branco nestes tempos de pandemia.

Pelas Chagas

O chefe da Casa Civil do Governo, Chagas Vieira, recebe, diariamente, uma verdadeira romaria virtual de prefeitos. Eles pedem leitos, vacina e ajuda de todo tipo. Há esforço para que ninguém saia sem resposta. Mesmo sob pressão da pandemia.

Leia também | Ceará soma 13.297 mortos por coronavírus e 514.748 pessoas infectadas

Fora do ar

Tramita, na Assembleia Legislativa, projeto de indicação de Tin Gomes (PDT) incluindo os profissionais da imprensa no grupo especial de vacinação da Covid-19. Só em termos de radialistas, desde que começou a pandemia no Estado, já morreram 21 profissionais.

Leônidas Cristino Deputado federal (PDT)
Foto: Leônidas Cristino
Leônidas Cristino Deputado federal (PDT)

Ecos 2022

O deputado federal Leônidas Cristino (PDT) vai assumir uma secretaria no governo de Camilo Santana e abrir vez para o suplente Totonho Lopes, da Serra Grande. A pasta ainda não foi definida. Será mais um cirista na equipe, que já tem Mauro Filho na Seplag.

Agropecuária

No PIB do quarto trimestre 2020 do Ceará, que registrou - 3,56% com relação a 2019, apresentou um dado positivo: mais uma vez o setor agropecuário cresceu: 10,3% Mesmo em clima de pandemia, investiu em tecnologia e virou ponto fora da curva.

99

anos de atuação política no Brasil comemora hoje o PCdoB. No Ceará, entre suas principais lideranças, o secretário Inácio Arruda (Secitece) e o ex-deputado Chico Lopes.

Sem festa

Dom José Antonio de Aparecido Tosi completou ontem 22 anos à frente da Arquidiocese de Fortaleza. Foi nomeado pelo papa João Paulo II no dia 13 de janeiro de 1999 e empossado no dia 24 de março de 1999.

Museu virtual

O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar lança hoje, a partir das 12 horas, "Um Atlas para Hélio Rôla" e "Um desvio nem sempre é um atalho". Reabre assim, virtualmente, pelo canal do Youtube do Dragão, suas atividades.

Concurso

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte inscreve para concurso público que visa a contratação de técnicos administrativos em educação. A partir do dia 3 de maio, exclusivamente via internet e até 7 de junho. São 21 vagas.

Batismo oficial

O governador Camilo Santana (PT) sancionou lei denominando "Dr. Luciano de Arruda Coelho, o futuro Aeroporto Regional de Sobral. Nome do pai do ex-prefeito Veveu Arruda e do advogado Luciano Arruda. Foi um arrojado empreendedor na Zona Norte.

Sobe

Chuvinha boa que tem caído, nas últimas semanas, no Estado. Uma boa zona de convergência de alegria, principalmente para os agricultores.

Desce

Caos da Covid-19 no Ceará que, segundo a Secretaria da Saúde do Estado, registrou queda principalmente no Interior. Mas o lockdown vai até o dia 28.

Horizontais

Na praia da Barra Nova, em Cascavel, há surto de Covid-19. Um grupo de pescadores chegou do mar e teria contaminado muitos nativos. /// Em abril, a deputada federal Luizianne Lins (PT) reassume cadeira, mandando para a suplência Gorete Pereira. /// O Espaço Cultural Unifor apresenta a exposição "50 Duetos", que celebra os 50 anos da Fundação Edson Queiroz. /// Aos amigos do professor Gilmar de Carvalho, uma informação: ele se recupera da Covid-19. /// Só lembrando: "Você aprovou a fala do presidente sobre a pandemia da Covid-19?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?