Logo O POVO+
Refis da Prefeitura ainda está de molho
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Refis da Prefeitura ainda está de molho

Secretaria Municipal de Finanças não disponibilizou ainda informações sobre o Novo Refis da Prefeitura de Fortaleza, aprovado em março pela Câmara Municipal
Tipo Opinião
Secretaria das Finanças de Fortaleza (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Secretaria das Finanças de Fortaleza

A Câmara Municipal aprovou no fim de março o Novo Refis da Prefeitura de Fortaleza, que chega para aliviar a vida do setor produtivo nestes tempos de pandemia da Covid-19. Pela proposta, o Refis-Covid, como está sendo chamado, traz, por exemplo, a suspensão de taxas e prorrogação de tributos, além da ampliação de prazos para descontos de juros e multas. Mas há um problema nesse caminho: a Secretaria de Finanças ainda não disponibiliza nadica de nada do Refis em seu site. A pasta informa que aguarda "definição dos gestores", no caso o crivo da Procuradoria Geral do Município (PGM), para divulgar como se dará na prática o pacote de ações fiscais e seus descontos. Enquanto isso, cerca de 54 mil contribuintes aguardam esse refresco.

Letras no freezer

A votação para a vaga do jurista Paulo Bonavides na Academia Cearense de Letras, terminou e a urna foi lacrada em 10 de março. A apuração dos votos só ocorrerá no segundo dia útil após o fim do lockdown. Na disputa, Pio Rodrigues e Denise Lucena.

Seleção

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) inscreve, até 16 de maio, para processo seletivo com 107 vagas de contratação imediata e 1.070 de cadastro reserva. Há vagas para arquiteto e engenheiros. Informações e inscrições pelo idib.org.br.

Retorno

Sobre a informação inscrita no outdoor divulgada na nota intitulada "Procurando Nemo" desta coluna, esclarece o TJCE "que atualmente há designações de oficiais de justiça que cobrem aquela área. Sem prejuízo à população.

Assis Cavalcante é acompanhado por médicos do hospital Monte Klinikum
Foto: CDL Fortaleza/Divulgação
Assis Cavalcante é acompanhado por médicos do hospital Monte Klinikum

Ufa!

Recupera-se bem da Covid-19 o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante. Por precaução, recorreu logo ao Monte Klinikum. Essa pandemia não brinca.

Pela mulher

O Instituto Maria da Penha, referência de luta no combate à violência doméstica contra a mulher, em parceria com grupo de pesquisadores da UFC, foi selecionado em competição científica mundial para avaliar os impactos da Covid-19 na violência doméstica no Brasil.

Pela mulher 2

Entre 330 projetos mundiais, o projeto "Entendendo Impactos da Covid-19 sobre a Violência Doméstica no Brasil", do Instituto, foi aprovado pela Sexual Violence Research Initiative (SVRI); Trata-se de rede mundial de pesquisa sobre violência contra mulheres e crianças.

25

anos completa hoje a Associação Peter Pan. Atendendo cerca de 1.100 crianças e adolescentes em tratamento do câncer.

Papo virtual

A Associação Jovens Empresários de Fortaleza promove hoje seu 2º Almoço Empresarial Online. O convidado é o executivo Marcos Freitas, que falará sobre vendas por meio de uma videoconferência. Coco Bambu enviará, via delivery, os almoços dos participantes.

Lula e a pesquisa

A mais recente pesquisa da XP Investimentos sobre 2022 coloca Lula numericamente a frente de Bolsonaro, em empate técnico, num 2º turno da corrida presidencial (42% a 38%). 

Festa do Sol

Termina sexta-feira o prazo de inscrições para o evento online Festa do Sol - Circuito de Artes, Cultura e Negócios Criativos do Ceará, que ocorrerá de maio a julho próximos. Para artistas do Ceará ou residentes no Estado. Edital e formulário eletrônico no site da Secult.

Sobe

Vendas pelo sistema delivery em Fortaleza, que viraram tábua de salvação para vários negócios. O setor da alimentação que o diga.

Desce

Pressão sobre o governador quanto à decisão que tomará acerca das novas medidas quanto à pandemia. Calma! Ainda tem muita gente morrendo.

Horizontais

Nossos pêsames à família do advogado criminalista Clayton Marinho, vítima da Covid-19. Era um ótimo papo e um grande jurista. /// As eleições para a nova diretoria da Adufc Sindicato (2021-2023) acontecem até amanhã. Bruno Rocha tenta reeleição, tendo como adversário Henry Campos, ex-reitor da UFC. /// A Conab/CE está distribuindo mais de 58 mil cestas básicas para 14.626 famílias de quilombolas, indígenas e pescadores vulneráveis ao novo coronavírus. /// Só lembrando: "Ciro quer Lula vice no pleito 2022. E o contrário, também serve?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?