Logo O POVO+
Sarto completa 100 dias enfrentando pandemia
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sarto completa 100 dias enfrentando pandemia

Tipo Opinião
Prefeito Sarto Nogueira  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Prefeito Sarto Nogueira

A gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto, completa 100 dias neste sábado. A prioridade é o enfrentamento à Covid-19. Ou seja, salvar vidas. A campanha de vacinação, iniciada em 18 de janeiro, segundo ele, já aplicou mais de 400 mil doses. Um diferencial tem sido os mutirões nos feriados e fins de semana. Em paralelo, o esforço para expandir a capacidade de atendimento hospitalar. Até agora, 906 leitos estão dedicados exclusivamente a pacientes com Covid-19, o que significa que, neste ano, a Prefeitura já ultrapassou o número de leitos do pico do ano passado, quando havia 791. Além da saúde, há ainda a preocupação com áreas afetadas pela pandemia. Por conta disso, saiu pacote de proteção social, com ações de renda mínima e segurança alimentar, investimento de R$ 31 milhões para beneficiar 392 mil pessoas. Bem, agora é a gestão começar a pensar em medidas para retomada econômica, a partir da flexibilização do decreto de isolamento social.

Ulalá!!

Air France anuncia, por meio do seu diretor para a América do Sul, Jean-Marc Puchol, que pretende reativar as operações do voo Fortaleza-Paris, a partir de 16 de junho próximo. A previsão é retomar com três voos semanais.

Resistência

O professor Bruno Rocha, das Ciências Sociais, foi reeleito presidente da Adufc Sindicato. Venceu o pleito com 1.609 votos contra 653 da outra chapa. Bruno é crítico da gestão do reitor Cândido Albuquerque (UFC). Vai azucrinar pelo biênio 2021-2023.

Pela saúde

Deputado Audic Mota (PSB) propôs formação de uma força-tarefa da Assembleia para tratar a retomada da liberação de verbas de emendas parlamentares e de convênios entre Governo do Estado e prefeituras. Com prioridade para o setor da saúde.

Ex-prefeito Roberto Cláudio: pós-doutorado em São Paulo
Foto: Reprodução Instagram
Ex-prefeito Roberto Cláudio: pós-doutorado em São Paulo

Apesar de você

Do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre a Covid-19, na TV Democracia: "A despeito dos maus exemplos do Governo Federal, é possível observar uma grandiosíssima maioria dos gestores buscando agir responsavelmente." Destacou até prefeitos e governadores bolsonaristas.

Imigrantes

Além da preocupação com a Covid-19, moradores de Itapipoca vivem o drama de acolherem cerca de 40 imigrantes venezuelanos. A Prefeitura acomodou o grupo na Escola Maria Magalhães, onde recebeu assistência médica e alimentação.

Manutenção

A Enel realizou ano passado mais de 24 mil manutenções na rede elétrica no Ceará, incremento de 107%, se comparado ao ano anterior. Neste ano, quer aumento de 130%. Em 2020, investiu R$ 910 milhões em modernização e digitalização da rede elétrica.

Asa presa

O cantor Falcão aproveita esta pandemia para elaborar muitas composições. Isolado em São Paulo, aguarda que chegue logo sua vez de tomar a vacina para, em breve, retomar as gravações do seriado global Cine Holliúdy.

Carta-bomba

Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza) conta com 40 mil habitantes que vivem um sofrimento. A cidade só conta com um posto dos Correios e que só atende terça e quinta, das 12 às 15 horas. Nesses dias, o local, com enorme fila, vira ponto de aglomeração.

Coincidências

Há algo em comum entre o vereador Dr. Jairinho, a deputada federal Flordelis e o presidente Jair Bolsonaro. Os três foram eleitos defendendo a família, os bons costumes e a moral religiosa.

Refresco

A inadimplência do setor pecuário nordestino com o Finor é da ordem de 99%, segundo o presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Rodrigo Diogenes. Há uma MP propondo renegociação e que tem como relator o deputado federal cearense Danilo Forte (PSDB).

Sobe

STF, que precisou provar que Deus é onipresente e que não está só nos templos ou igrejas como querem alguns pastores e padres.

Desce

O caso do assassinato do menino Henry. Quanta maldade e sofrimento dessa criança na hora da morte! Que a investigação seja técnica e justiça seja feita.

Horizontais

A Secultfor prorrogou, até o dia 14, o prazo da revalidação cadastral do programa "Uma Força para a Cultura", que concede auxílio emergencial aos profissionais do setor cultural (auxilio2021@secultfor.fortaleza.ce.gov.br). /// Dr. Portinho, ex-vereador (5.093 votos) teve candidatura deferida pelo TSE e passou a integrar grupo de suplentes do PDT da Capital. /// Só lembrando: "Bom dia para o Dr. Cabeto, pois a luta contra a Covid-019 continua."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?