Logo O POVO+
Artigo - Salvar vidas ou construir prédios: o que a sociedade necessita nesta pandemia do coronavírus?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - Salvar vidas ou construir prédios: o que a sociedade necessita nesta pandemia do coronavírus?

"Exercícios podem salvar vidas e melhoram também a saúde mental", aponta em artigo o professor Daniel Machado
Tipo Opinião
Daniel Machado é professor de Jiu-jitsu (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Daniel Machado é professor de Jiu-jitsu

Parece contraditório as medidas restritivas do governo do Ceará no combate ao coronavírus. Difícil entender a abertura de canteiros de obras, na construção civil, enquanto que as academias para a prática de atividades físicas permanecem fechadas. Será mesmo essencial construir um prédio residencial? Não seria melhor salvar vidas?

A prática diária de exercícios físicos proporciona bem-estar e intensifica melhoras consideráveis no quadro imunológico - vida saudável. Pesquisadores publicaram artigo que comprova que pacientes acometidos pela covid-19 tiveram a imunidade e o sistema respiratório fortalecidos somente com treinos aeróbicos. O conteúdo pode ser pesquisado na revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome.

Já em um editorial de revista, em São Paulo, profissionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) explicaram a necessidade de manter-se fisicamente ativo durante a crise sanitária da Covid-19. Um outro estudo realizado na Alemanha, publicado Sciece Direct, aponta que o dano ao DNA nas células brancas no sangue foi significativamente menor em homens ativos do que em homens sedentários, quando submetidos a um teste de corrida. O fato comprova que treinamentos físicos regulares aumentam também os níveis de enzimas que destroem os radicais livres.

A sociedade faz um apelo ao comitê de saúde para que analise a abertura de academias e centros de atividades físicas com número reduzido de alunos. Exercícios podem salvar vidas e melhoram também a saúde mental!

Daniel Machado é professor de Jiu-jitsu e graduando em Educação Física

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?