Logo O POVO+
22 municípios do Ceará ganharão o Selo Verde
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

22 municípios do Ceará ganharão o Selo Verde

Destacados por práticas ambientais saudáveis, essas cidades serão premiadas amanhã pela Secretaria do Meio ambiente do Ceará
Tipo Opinião
Artur Bruno (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Artur Bruno

Vinte e dois municípios cearenses foram certificados com o Selo Verde, que premia as cidades que se destacam por relevantes práticas ambientais, de dois em dois anos. O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, informa que a solenidade de entrega ocorrerá na próxima quinta-feira, de forma virtual. A avaliação foi feita pelo Comitê Técnico da Sema e diz respeito aos anos de 2018 e 2019. "Por conta da pandemia, tivemos que suspender a premiação que ocorreria em dezembro do ano passado. A ideia é estimular que os critérios de desenvolvimento sustentável se espalhem por todo o Ceará", diz. Os selecionados foram: Acaraú, Acopiara, Barreira, Brejo Santo, Capistrano, Caucaia, Crateús, Crato, Farias Brito, Fortaleza, Icapuí, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Pacatuba, Piquet Carneiro, Sobra e, Várzea Alegre.

Dó Maior

Ser músico neste País já é complicado. Imagine nestes tempos de pandemia da Covid-19. Foi a Secultfor, por meio do seu titular, Elpídio Nogueira, e a pedido de Colombo Cialdini, que agilizou a burocracia do funeral do sanfoneiro Dedim Gouveia, vítima desse vírus.

Garantia Safra

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, De Assis Diniz, lançará amanhã, às 10 horas, pelas redes sociais da pasta, o programa Garantia Safra 2020-2021. A ação, em parceria com o Ministério da Agricultura, já conta com a adesão de 135.614 agricultores.

Panela vazia

Quem vai ao supermercado em Fortaleza percebe: o feijão e o arroz, o básico diário do brasileiro, subiu de preço. De acordo com o IBGE, esse aumento no ano ultrapassou os 60%. Por essas e outras, aumentou também o número de famílias com privação alimentar.

Mayra Pinheiro
Foto: Mauri Melo
Mayra Pinheiro

Frente a frente

Na CPI da Covid, que será instalada na próxima semana, uma expectativa: saber como o senador tucano Tasso Jereissati tratará sua ex-pupila, Mayra Pinheiro (foto). Ela está na lista dos convocados a depor sobre o caos da saúde no Amazonas.

Nova banca

Surge mais uma banca de advocacia de peso no Ceará. João Marcelo Pedrosa que, por 25 anos, trabalhou com Paulo Quezado, acaba de inaugurar seu próprio escritório: Pedrosa, Benevides e Santiago Advogados. Com os sócios Renan Benevides e Alex Santiago.

Haja fôlego!

Muitos que sobreviveram à Covid-19 levam para sua rotina a necessidade de fisioterapia e outros tratamentos. Caso, por exemplo, do secretário Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico e do Trabalho). Até a voz tem que poupar para enfrentar agenda cheia.

Xô, ditadura!

A Comissão de Anistia Wanda Sidou promove amanhã, das 15h30min às 17 horas, um debate sobre a ditadura militar no Ceará. Entre convidados, o professor Airton de Farias, também articulista do O POVO. Pelo Youtube da Secretaria da Promoção Social.

Alô, Camilo !

O senador Eduardo Girão (Podemos) avisa: vai tentar incluir, no rol das investigações da CPI da Covid-19, as operações realizadas pelo Consórcio dos Governadores do Nordeste. No que diz respeito à compra de respiradores, que acabaram não chegando.

333

jovens morreram, neste ano, vítimas da Covid-19, no Ceará. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado. Gente, o vírus não discrimina nada, nem ninguém.

Abrindo sorrisos

Deusmar Queiroz, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Pague Menos, doou valor considerável para a Associação dos Humoristas do Ceará e Sindicato dos Músicos do Ceará. Dinheiro se transformou em cestas básicas que aliviaram a vida dessas categorias.

Sobe

Torcida total para o Ceará. Hoje o clube estreará, na Copa Sul-Americana, contra o boliviano Jorge Wilstermann.

Desce

Planos de saúde, que falam em reajuste de mensalidade neste clima de pandemia. Pior quando não atende Covid, se o cliente estiver na carência.

Horizontais

Delano Gouveia, filho de Dedim Gouveia, continua internado em UTI do IJF, também lutando contra a Covid-19. A família pede orações. /// Enfrenta a Covid-19 o padre Gilson Soares. Orações por ele. /// O Sindiquímica do Ceará está completando 35 anos de atividades. Entre novos projetos, reforça a luta por energias renováveis no Estado. /// Só lembrando: "E aí,Tiradentes seria considerado, neste Brasil de hoje, um subversivo?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?