Logo O POVO+
Banco do Nordeste está fora das privatizações
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Banco do Nordeste está fora das privatizações

Fortalecer as ações do BNB. Eis a meta anunciada pelo presidente Romildo Rolim, que vai focar na politica do FNE
Tipo Opinião
Romildo Rolim, presidente do BNB  (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares Romildo Rolim, presidente do BNB

O Banco do Nordeste não corre risco de entrar na política de privatizações do Governo Federal. "Não há nenhum projeto nesse sentido. O que há é o trabalho para dar mais eficiência às ações do banco e o credenciar, cada vez mais, como um banco de fomento", garante o presidente da Instituição, Romildo Rolim, que esteve, nesta semana, em várias reuniões nos ministérios da Economia e Desenvolvimento Regional. "A ordem é fortalecer as ações do BNB", enfatiza Romildo. Dentro dessa meta, ele obteve o aval dessas pastas para tocar a política do FNE que, neste ano, reservou R$ 24,1 bilhões para investimentos na indústria, comércio, serviços e agronegócio. Já o Crediamigo continuará cumprindo seu papel de promover o empreendedorismo. Conta, segundo Romildo, com R$ 16 bilhões, quatro bi a mais do que no último exercício.

Efeito pandemia

Consumidores de Fortaleza estão menos confiantes para irm às compras. Aponta pesquisa realizada, entre março e abril, pela Fecomércio. Nesses dois meses, a confiança caiu para 96,8 pontos, frente aos 108,4 pontos registrados em janeiro e fevereiro de 2021.

Mais Médicos

A Prefeitura de Barreira está contratando médicos. São cinco vagas para o Programa Saúde da Família na zona rural do município: três em contratação imediata e duas para cadastro de reserva. As inscrições vão até o dia 30. Mais informações pelo 85 99174 7667.

Carga pesada

Há vários casos de Covid-19 entre o pessoal que opera no descarregamento de cargas dos porões dos navios do Porto do Pecém. É hora de a Secretaria da Saúde do Estado dar uma conferida nessa situação. A UPA de São Gonçalo do Amarante já registrou o problema.

Senador Luís Girão, senador
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad
Senador Luís Girão, senador

Vade retro

Aos amigos mais próximos, o senador Eduardo Girão (Podemos) confessa ter o desejo de disputar, em 2022, o governo. Em hipótese alguma, quer acordo com os Ferreira Gomes que, ao cruzarem braços na campanha de Eunício Oliveira, o ajudaram a ganhar mandato.

Por luzes

O Natal de Luz 2021, mesmo nesta pandemia, vai acontecer. A informação foi dada ontem em live com profissionais que ganharam o Prêmio CDL de Comunicação, pelo presidente da entidade, Assis Cavalcante. O lançamento ocorre em novembro.

Xepa superior

A Uece encerra a hoje matrícula do período letivo 2020.2 para preencher vagas remanescentes em seus cursos de graduação. Atende, em seu site, classificáveis oriundos do Vestibular 2020.2 e candidatos inscritos por meio da nota do Enem.

Credenciamento

O Instituto de Saúde dos Servidores do Ceará (Issec) lançou novo Edital de Credenciamento com o objetivo de ampliar sua rede de atendimento. O processo pode ser realizado remotamente pelo envio de documentos ao Portal do Credenciado.

7,55

por cento foi o reajuste liberado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ser cobrado pela Enel Distribuição Ceará. Arriégua! Mais aumento no bolso.

Leia também | Enel solicita reajuste menor nas tarifas do Ceará

Controle externo

A Escola Superior do Ministério Público do Ceará e o Conselho Nacional do Ministério Público encerram hoje, pela plataforma Microsoft Teams, o I Encontro Regional de Segurança Pública. A partir das 9 horas. O tema: "Controle Externo da Atividade Policial".

Show das rabecas

Acontece hoje e amanhã, sempre a partir das 18 horas, o Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste - Rabecas e Guitarras no Sertão de São Saruê. Com programação on-line e gratuita, pelo canal do YouTube da Ciranda Mídia. Com acessibilidade em Libras.

Sobe

Time do Ceará, que estreou bem na Copa Sul-Americana (3X1 no Jorge Wilstermann). Alegria para grande parcela de cearenses nesta pandemia.

Desce

Praga de Fake News e suas variantes. Parece coisa de quem se alimenta do ódio. Mas Deus está vendo.

Horizontais

Prosseguem as inscrições para a X Tecnoalimentos, a feira virtual da área da alimentação que ocorrerá de 12 a 14 maio próximo (www.tecnoalimentos2021.com.br). /// Eduardo Gomes de Matos ampliou o ramo de consultoria. Agora se transformou num grupo empresarial, com atividades e projetos em vários setores. /// O juiz estadual Michel Pinheiro está com a Covid-19. Torcida para que se recupere logo. /// Só lembrando: "Até quando a pandemia do desmatamento na Amazônia vai continuar?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?